
O ciclista sul-coreano Sanghoon Park sofreu um acidente grave no velódromo do Parque Olímpico, nesta segunda-feira, após se chocar com o britânico Mark Cavendish e ser atropelado pelo australiano Glenn O'Shea, que vinha logo atrás. O italiano Elia Viviani, que viria a conquistar a medalha de ouro mais tarde, também caiu, mas conseguiu se levantar e seguir na prova corrida por pontos - a última das seis que englobam a omnium, que teve o brasileiro Gideoni Monteiro terminando na 13ª colocação.
Park não teve a mesma sorte dos seus concorrentes, que seguiram na pista após a colisão. Imobilizado na maca, o atleta deixou o velódromo com uma máscara de oxigênio. De acordo com a assessoria do Comitê Rio 2016, Sanghoon Park estava bem, consciente e conversando com os médicos. Ele teria recebido o primeiro atendimento na arena e encaminhado a um hospital da cidade para ser examinado com mais detalhes. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde de Sanghoon Park.
CORRIDA POR PONTOS
Na corrida por pontos, os 18 competidores da omnium entram na pista ao mesmo tempo. São 40km, subdivididos em pontuações parciais. A cada 10 voltas, os quatro primeiros colocados somam pontos.
Ou seja, a cada fração, os ciclistas aceleram e buscam melhores posições para subir na classificação, ocasionando disputa por espaços e, consequentemente, alguns choques. Na imagem, é possível observar o britânico Mark Cavendish se aproximando da parte interna da pista, provocando a colisão com Sanghoon Park, que derruba outros três competidores.
