Ainda nesta quarta-feira, a FIA divulgou o calendário provisório da temporada 2017 da Fórmula 1. As datas foram apresentadas após reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor em Paris, França. Mas a agenda da categoria não foi a única novidade divulgada pela entidade, que também anunciou algumas mudanças no regulamento para o ano que vem. Uma das mudanças diz respeito às largadas na chuva, que não mais serão feitas atrás de safety car. A federação também permitirá de maneira oficial que os pilotos mudem a pintura do capacete de maneira radical em apenas uma oportunidade da temporada. Confira essas e outras novidades abaixo e em detalhes.
Largadas na chuva
Um novo procedimento de largadas na chuva foi definido, com os carros partindo apenas do grid em 2017, em vez de com safety car liderando uma fila indiana, como já foi visto durante 2016. A partir do ano que vem, caso haja a necessidade da largada com safety car, o início da prova será adiado até que exista condições para que os carros larguem da maneira convencional.
Pinturas nos capacetes
Os pilotos terão de manter os capacetes com a mesma pintura durante toda a temporada da F1 para facilitar o reconhecimento por parte dos espectadores. Contudo, os pilotos poderão mudar radicalmente a pintura para apenas uma corrida especial, como a corrida “em casa” ou a tradicional etapa de Mônaco, por exemplo. O capacete também poderá ser alterado caso os pilotos mudem de equipe durante a temporada.
Não haverá mais possibilidade de “estoque de peças”
Durante um fim de semana de GP, se um piloto precisar de mais de uma peça da unidade de potência, ele estará sujeito a punição. E apenas a última das peças adquiridas poderá ser usada nos eventos seguintes sem punição. Isso se dá para evitar o estoque de peças extras da unidade motriz – como fez Lewis Hamilton na Bélgica.
Seleção de pneus para as cinco primeiras provas de 2017
Para as cinco primeiras corridas de 2017 apenas, a seleção normal de pneus feita pelos times não será usada, já que o prazo de escolha acontece antes dos testes de pré-temporada. Para estes cinco eventos a Pirelli alocará dois jogos do composto mais duro, quatro jogos do composto médio e sete jogos do composto mais macio para cada um dos pilotos do grid.