
"Nico Rosberg levou o título de 2016, Lewis Hamilton foi o melhor piloto da Mercedes, Max Verstappen criou manchetes com sua ascensão meteórica, mas Daniel Ricciardo foi o melhor piloto de 2016".
É assim que a conceituada revista britânica "Autosport" começa o seu artigo sobre o australiano, eleito pela publicação como "Piloto do Ano" de 2016. Ricciardo, que fez uma pole (Mônaco), venceu uma prova (Malásia) e terminou a temporada em terceiro - atrás apenas da imparável dupla da Mercedes - já havia levado prêmio antes, em 2014, após vencer três etapas e ofuscar o tetracampeão Sebastian Vettel, quando ambos dividiram a garagem da RBR.
- Isso é que é bacana. Muita gente teve um ano bom, mas nem sempre você precisa vencer para ser reconhecido. Estou muito feliz. La no fundo, eu sinto que foi um ano muito bom. Sinto que ainda tenho mais para dar - afirmou o australiano que, para celebrar a conquista, fez o tradicional Shoey (beber champanhe da sapatilha), estampando a capa da edição da Autosport.
A publicação descreve Ricciardo como um piloto autoconfiante, muito rápido e capaz de acessar sua velocidade em momentos cruciais de muita pressão: "Ele é muito bom em treinos classificatórios, nos moldes de Hamilton, e suas performances nesta temporada – colocando a RBR na primeira fila da China, superando Verstappen pelo terceiro lugar no grid da Espanha, cravando a pole em Mônaco e dividindo as Mercedes em Cingapura – foram realmente incríveis".
Ricciardo foi melhor que o prodígio Max Verstappen, recém-chegado a RBR, e terminou em terceiro no Mundial, com 256 pontos, enquanto o holandês foi o quinto, com 204. A chegada de Max no time, aliás, fez com que Daniel precisasse se impor, descobrindo um nível de performance até então desconhecido para ele.
- O lado positivo sobre o Max no time é que ele chegou no carro e “bang” – não criou desculpas ou qualquer outra coisa, se adaptou e pronto. Ele era naturalmente muito rápido, então estávamos sempre olhando os tempos um do outro, vigiando o que o outro fazia. Se você faz uma volta boa, ele vai lá e faz uma melhor. Ou se ele faz uma boa volta, eu vou lá e faço melhor. Então, estamos constantemente empurrando um ao outro. Ele é mais rápido em algumas curvas, eu, em outras. E aí, nessa vontade de um superar o outro, acabamos diminuindo ainda mais nossos tempos – admite.
Di Grassi em oitavo no geral e melhor entre brasileiros
Representando o Brasil, Lucas de Grassi foi classificado como o oitavo melhor piloto da lista geral, sendo o brasileiro que mais se destacou no automobilismo em 2016. Além do vice da Fórmula E na temporada 2015/2016, ele também foi o vice no WEC (Mundial de Endurance) na despedida da Audi do campeonato.
Confira parte da lista dos melhores pilotos do ano para a revista Autosport:
1- Daniel Ricciardo - F1 - RBR
2 - Lewis Hamilton - F1 - Mercedes
3 - Max Verstappen - F1 - RBR
4 - Sebastien Ogier - Mundial de Rally
5 - Nico Rosberg - F1 - Mercedes
6 - Fernando Alonso - F1 - McLaren
7 - Sebastien Buemi - FE - Renault
8 - Lucas di Grassi - FE e WEC - ABT e Audi
9 - Simon Pagenaud - Indy - Penske
10 - Carlos Sainz Jr. - F1 - STR
40 - Pipo Derani - IMSA - ESM