Quinta, 12 de Fevereiro de 2026
20°C 21°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Designer de Sinop participa do desenvolvimento da primeira prótese facial humana com o auxílio de impressão 3D

O molde foi criado através de fotografias registradas por smartphone e convertidas em 3D a partir de fotogrametria online.

Redação
Por: Redação Fonte: MT Agora - Só Notícias
27/12/2016 às 02h01 Atualizada em 10/02/2023 às 14h20
Designer de Sinop participa do desenvolvimento da primeira prótese facial humana com o auxílio de impressão 3D

O designer sinpense Cicero Moraes participou do desenvolvimento da sua primeira prótese facial para humanos impressa em 3D. O molde foi criado através de fotografias registradas por smartphone e convertidas em 3D a partir de fotogrametria online. Todo o processo de fabricação custa vinte vezes menos que as tradicionais. Ele fez parte da equipe de especialistas da Universidade Paulista, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (ambos de São Paulo) e da Universidade de Illinois, em Chicago.

A prótese foi implantada em um homem que teve uma deformidade causada pelo câncer. O paciente foi voluntário do projeto das universidades. Todo processo cirúrgico e reabilitação foi feito pelos especialistas Rodrigo Salazar, 
Rose Mary Seelaus, Jorge Vicente Lopes da Silva, Crystianne Seignemartin, Joaquim Piras de Oliveira e Luciano Dib.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Foi uma experiência demasiadamente gratificante. Principalmente quando me enviaram o vídeo do paciente ao receber a prótese. Quando trabalhamos no computador focamos tanto nos desafios técnicos, que esquecemos por vezes que estamos trabalhando com algo que vai repercutir psicologicamente nas pessoas. Sinto-me extremamente honrado por fazer parte desse projeto e poder ajudar as pessoas, com uma tecnologia acessível e robusta, nascida de um trabalho em equipe e de muito, estudo, que obviamente tem muito que se desenvolver”, disse, Moraes.

O processo consiste em espelhar e suprir a estrutura faltante, utilizando o completo da face como parâmetro. Através de um cálculo booleano os excessos da parte espelhada são excluídos, resultando em uma prótese digital que se encaixa na região com deformidade do paciente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.