
No Canadá, Lewis Hamilton igualou o número de poles (65) de Ayrton Senna. Na Bélgica, colocou mais uma vez o seu nome na história ao chegar no recorde máximo da F1, de Michael Schumacher, de 68 poles. Se nada de excepcional acontecer, o britânico se tornará, em 2017, o homem que mais largou da primeira posição desde a primeira corrida da categoria, em 1950. Tendo isso em mente, Felipe Massa não poupou elogios ao principal rivar na briga pelo título de 2008, o elevando ao patamar dos maiores pilotos a terem pilotado na Fórmula 1, em entrevista ao site "Motorsport.com".
- Ele é um piloto muito rápido. Acabou de bater o recorde de poles do Schumacher e do Ayrton Senna. Ele é muito competitivo, agressivo... é completo. Acho que ele é um dos pilotos completos que já tivemos, como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Fernando Alonso. Ele é um deles neste ponto de vista. Eu acho que as pessoas gostam de voltar no tempo falando: "Pô, mas naquela época tínhamos o Nigel Mansell, o Ayrton Senna, o Alain Prost e o Nelson Piquet...". O mundo muda. Eu acho que é possível, por exemplo, comparar o Messi e Cristiano Ronaldo com o Pelé e o Maradona. As coisas mudam e existe cada piloto e cada esportista na sua época. Hoje ele é um piloto que está no topo do automobilismo e daria para você comparar e colocar na frente de qualquer piloto que já passou pelo automobilismo até hoje” - explica.
Para Massa, as os pontos fortes de Hamilton ao guiar um carro de F1 fazem com que o brasileiro relembra as principais características de Ayrton Senna, o maior ídolo do tricampeão da Mercedes.
- Na classificação e na chuva ele impressiona mais. É algo que é bem parecido com o que o Ayrton fazia. Sempre achei que o Ayrton era mais piloto de classificação e muito melhor na chuva do que de corrida comparando com a média. Acho que o Hamilton é igual. O que ele faz em classificação com o que ele faz em corrida é maior. Em velocidade e na chuva as características dele fazem a diferença - compara.
Tanto Massa quanto Hamilton retornam aos seus respectivos cockpits já neste fim de semana, para o GP da Itália, em Monza.