
O Brasil foi a seleção que mais finalizou nas duas primeiras rodadas da Copa do Mundo. Sim, esse é um ponto positivo. Mas os números mostram que a pontaria, porém, não está tão bem calibrada. Até porque o time balançou a rede só três vezes até aqui: uma no empate contra a Suíça e duas nos acréscimos da vitória sobre a Costa Rica.
Contando o gol de Neymar e os dois de Philippe Coutinho, foram 43 finalizações. Apenas 13 delas (30,2%), incluindo um cabeceio de Gabriel Jesus no travessão, chegaram de fato ao gol. Do restante, 18 foram para fora e 12 acabaram bloqueadas pela marcação.
Na véspera da difícil vitória sobre os costarriquenhos, o técnico Tite, satisfeito com o desempenho defensivo, reconheceu que era preciso melhorar ofensivamente.
– Ajustes! Ser efetivo. Transforma as oportunidades em gol, e ela te dá essa condição – disse, 24 horas antes de ver sua equipe finalizar 23 vezes e conseguir vazar o adversário pela primeira vez já nos acréscimos do segundo tempo.
Brasil, embora seja a seleção que mais finalizou nas rodadas 1 e 2, ocupa a 12ª posição no ranking de gols marcados da competição (sem considerar os jogos desta segunda-feira, pela 3ª rodada). Bélgica, Inglaterra e Rússia, com oito gols cada, lideram esse quesito.
A princípio, o baixo aproveitamento ofensivo não fará Tite mudar. No último treino em Sochi antes da viagem a Moscou, palco da partida decisiva de quarta-feira contra a Sérvia, o técnico manteve a escalação com o trio de ataque Willian, Neymar e Gabriel Jesus.
Para avançar às oitavas de final, a propósito, não será necessariamente preciso balançar a rede. Para não depender de uma combinação de resultados, o Brasil garante sua classificação até em caso de empate. Mas melhorar a pontaria certamente ajudaria.
Veja as informações da seleção brasileira para a partida contra a Sérvia:
Local: estádio do Spartak, em Moscou
Data e horário: quarta-feira, às 15h (de Brasília)
Escalação: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite
Pendurados: Casemiro, Coutinho e Neymar
Desfalques: Danilo (lesão no quadril) e Douglas Costa (lesão muscular na coxa direita)
Arbitragem: Alireza Faghani, auxiliado por Reza Sokhandan e Mohammed Mansouri (todos do Irã).

