A terceira rodada do Grupo B da Copa Africana de Nações, disputada nesta segunda-feira, definiu dois confrontos das quartas de final.
A Costa do Marfim, que já estava classificada, entrou com nove reservas para encarar a equipe de Angola, em Malabo, na Guiné Equatorial. Mesmo assim, venceu por 2 a 0, ajudou a eliminar o adversário e garantiu 100% de aproveitamento na primeira fase. Agora, nas quartas, enfrenta justamente os anfitriões da Guiné Equatorial. Os gols saíram aos 33 do primeiro tempo (Eboué) e aos 20 do segundo (Bony).
O Sudão, com um elenco em que todos os atletas jogam no próprio país, se classificou para as quartas de final do torneio pela primeira vez em 42 anos. O segundo colocado do Grupo B venceu por 2 a 0 a já eliminada Burkina Faso, em Bata, também na Guiné Equatorial. A equipe foi aos mesmos quatro pontos de Angola, mas se classificou por ter um melhor saldo de gols. El Tahir, aos 36 do primeiro tempo e aos 33 do segundo, fez os dois gols da classificação. Nas quartas de final, o Sudão enfrenta a Zâmbia.
Nesta terça-feira, serão realizados os últimos confrontos do Grupo C. Às 15 horas (horário de Brasília), os já classificados Gabão, o outro anfitrião do torneio, e Tunísia se enfrentam em Franceville, para decidir o primeiro colocado. Marrocos e Níger, eliminados, jogam em Libreville, também no Gabão, apenas para cumprir tabela.