
Duas atletas de Lucas do Rio Verde que disputaram os Jogos Escolares da Juventude em Natal, Rio Grande do Norte, foram recebidas esta manhã na Prefeitura do município. Julya Delfino de França e Izabela da Silva Dorneles ficaram em 3° lugar na modalidade de badminton categoria sub 15 na competição nacional disputada entre os dias 12 a 25 de novembro. A dupla é da Escola Municipal São Cristóvão.
Acompanhadas do técnico André de Matos e da gestora da escola Andreia Pedrassani, Julya e Izabela falaram da emoção vivida durante a disputa na capital potiguar. "Eu nunca havia participado de uma competição antes. Então foi uma experiência muito boa. A gente aprende a lidar com o nervosismo", relatou Izabela, lembrando que foi a primeira medalha que o badminton trouxe a Lucas do Rio Verde. A estudante pratica badminton a cerca de três anos. "É muito gratificante conseguir uma vitória, chegar no pódio onde tem vários Estados representando e levantar a bandeira de Mato Grosso e trazer uma vitória pra Lucas do Rio Verde, pra Escola São Cristóvão. Pra gente é muito gratificante", emenda Julya. A dupla teve no caminho Rondônia, Amapá e Rio Grande do Sul até conquistar a medalha de bronze.
O treinador disse que nao tem como medir a alegria e satisfação sentidos com o resultado obtido na competição que reuniu estudantes de todo o país em Natal. André de Matos acredita que a medalha de bronze conquistada por Julya e Izabela é resultado do trabalho iniciado com a introdução do badminton em 2009 pelo professor Carlos Antunes. "Você trabalhar por 8 ou 9 anos em busca de um resultado, em busca de mostrar a modalidade para as pessoas, fazer o esporte ter credibilidade no município não foi fácil, o caminho é longo", explicou André, citando emocionado como é ver atletas luverdenses ocupando um dos três lugares do pódio entre tantos atletas disputando a competição. "É uma emoção e um resultado muito grande que mostra que a gente está no caminho certo", acrescentou.
A conquista da dupla da escola São Cristóvão deve abrir caminho para novos participantes, estimulados pelo resultado. A preocupação do treinador é manter e ampliar o nível técnico do badminton luverdense. André de Matos citou a importância de maior investimento e apoio para a disputa. Ele citou o apoio da direção da escola, da Secretaria de Educação e do Poder Executivo luverdense. "Subimos de nível em termos de capacidade técnica, mas estamos abaixo ainda do que é esperado. Mas é um incentivo, pra mim enquanto professor, educador, e para os alunos", relacionou.
Atualmente mais de cem alunos, de idades variadas, participam das atividades do badminton na Escola São Cristóvão. Os treinos acontecem na terça e quinta-feira à tarde e na sexta-feira pela manhã. Matos ainda treina estudantes na escola La Salle às segundas-feiras à noite. "Se você for olhar são poucos dias de treino que a gente consegue ter pelo número de alunos que a gente tem", observa o professor, citando que na escola São Cristóvão são cerca de 300 alunos matriculados e 33% se envolvem com o badminton.
Competições
Pra elevar o nível da modalidade, atletas de badminton devem participar de competições de nível nacional. Nesta quinta-feira, uma delegação formada por mais de 20 atletas viaja para Goiás onde disputa o 1º Campeonato Centro Oeste de Badminton. As partidas acontecerão nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro. Em 2019, a previsão é participar de etapas do brasileiro. Ao serão 3 etapas. A ideia é envolver um grupo de 4 a 5 alunos. "Que obtenham um nível melhor e tragam para os treinamentos pra ter uma base sempre forte", enumerou.