
Os argentinos prestam as últimas homenagens ao jogador argentino Emiliano Sala neste sábado (16) na cidade de Progreso, no norte do país.
O corpo de Sala, de 28 anos, morto em um acidente de avião no mês passado, foi colocado em um ginásio na cidade onde ele nasceu e cresceu para que amigos e familiares pudessem prestar suas últimas homenagens.
Sala tinha acabado de assinar com o Cardiff City, time da Premier League, e voava até a capital do País de Gales para se integrar ao novo clube, depois de ter deixado o Nantes, da França, quando seu avião desapareceu enquanto sobrevoava o Canal da Mancha em 21 de janeiro.
Os destroços foram encontrados no dia 3 de fevereiro, e o corpo foi recuperado três dias depois.
O corpo de Sala foi levado de volta para a Argentina e chegou a Buenos Aires na manhã de sexta-feira, antes de ser levado pelos 538 km até Progreso.
A cerimônia é realizada no ginásio do Clube Atlético Social San Martin de Progreso, onde Sala jogou.
"Era um menino magro, só tinha 15 anos, mas sentimos que tinha futuro, e ele adorava treinar. Enquanto seus amigos iam comer churrasco, ele ia correr", diz Daniel Demonte, técnico do time reserva do San Martín de Progreso.
Moradores da cidade de cerca de 2.500 pessoas, muitos vestindo a camisa vermelha e preta com o nome EMI nas costas, começaram a chegar às 7h deste sábado para ver o corpo e prestar suas últimas homenagens.
Do lado de fora, os fãs colocaram faixas com mensagens como "Emi, você nunca caminhará sozinho".
"É como se ele fosse um membro da minha família", disse Lucia Torres, aos prantos, que mora nas proximidades. "É algo que não consigo entender nem aceitar porque dói muito. A cidade está no escuro desde 21 de janeiro."
O treinador do Cardiff, Neil Warnock, e o chefe do clube galês, Ken Choo, estão entre os que comparecerão ao funeral neste fim de semana.
"Eu gostaria de encontrar uma pessoa responsável ... alguém que me diga: 'Isso aconteceu', mas, bem, parece que foi apenas um acidente", disse Mirta Taffarel, tia de Sala.
Após a homenagem em Progreso, o corpo de Sala será novamente trasladado a uma funerária de Santa Fe para sua cremação.