
A campanha da seleção espanhola no Campeonato Mundial de Basquete foi de grande destaque, visto que trouxe o título para o país. Neste domingo (15/09) a seleção da Espanha derrotou a Seleção da Argentina pelo placar de 95 a 75, e garantiu assim o título mundial para seu país.
A Seleção da Espanha de Baquete que agora está sem seu nome dentro do esporte, Pau Gasol, recebeu elogios e motivações do Presidente da Espanha Pedro Sánchez, e o resultado foi o título Mundial para a equipe.
A Espanha está se tornado uma seleção que revela muitos craques no basquete, os principais atualmente são Marc Gasol (recém-campeão com o Toronto Raptors), Ricky Rubio e Willy Hernangómez. Também é válido ressaltar que esta equipe vem colecionando bons resultados a algum tempo, visto que conquistou duas pratas olímpicas e três títulos europeus, somados agora com o campeonato mundial.
Ricaro Fischer, que defendeu o Bilbao Basket por uma temporada , durante conversa com o time conteúdo da Betway Insider , reafirmou seu apoio com o modo como o basquete vem sendo tratado dentro da cultura espanhola. O jogador campeão panamericano e que atualmente defende o Corinthians, elogiou as estruturas dos clubes espanhois, a qualidade dos ginásios, arbitragem e vestiários, e disse que o Brasil deve começar sua mudança por este setor, dando estrutura aos clubes para que aos poucos o basquete brasileiro se torne cada vez maior, e com mais perspectivas de crescimento.
Também em entrevista ao site de apostas online Betway, José Neto, técnico da seleção feminina brasileira de Basquete, concordou com o ex-jogador, e complementou dizendo que o Brasil está longe da estrutura atual da Espanha, e que este é um bom modelo para se basear.
A Espanha conquistou o segundo título de sua história no Mundial de basquete, após derrotar a Argentina na final (95-75), neste domingo, em Pequim, e teve dois jogadores eleitos para a seleção ideal do torneio. O quinteto eleito pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) tem o sérvio Bogdan Bogdanovic, o francês Evan Fournier, o argentino Luis Scola e os espanhóis Ricky Rubio e Marc Gasol. O armador espanhol Ricky Rubio, do Phoenix Suns, foi eleito o MVP (jogador mais valioso) do torneio.
O título fortalece o argumento de que a Espanha é a segunda nação do mundo no basquete, já que os Estados Unidos sempre foram imbatíveis quando disputaram as competições internacionais com os melhores jogadores da NBA. Não foi o caso na China, onde os americanos foram eliminados nas quartas de final pela França.
Para ser campeã mundial a Espanha enfrentou na fase de grupos as equipes das seleções de Sérvia, Itália e de Porto Rico, sendo que os espanhóis ficaram em primeiro no grupo. Já na fase eliminatória a Espanha passou por Polônia, Austrália e Argentina.