
Na hora de criar site, há uma série de detalhes que devem ser levados em consideração. Pense que investir em um projeto web é como construir uma casa. Sendo assim, obter uma hospedagem de site é assegurar o terreno para ela.
Já comprar domínio é garantir que essa sua casa tenha um endereço. E de preferência que esse endereço seja de fácil memorização e curto. Lembre-se que o domínio confere ao seu projeto na web um caráter mais profissional.
Tá ok, o domínio e a hospedagem de sites ajudam, mas uma boa experiência para o seu usuário não é construída apenas por esses detalhes. O aspecto visual também merece atenção. É aí que a tipografia aparece para dar uma mãozinha.
A tipografia não surgiu com a era digital. Ela já assumia um papel importante nas mídias impressas e eletrônicas. É a tipografia que auxilia designers, publicitários e demais profissionais da comunicação a escolherem quais fontes são as ideais para um outdoor, as páginas de uma revista ou a embalagem de um produto.
A Tipografia em um projeto web
Hoje em dia muito se fala em design responsivo. Isso não é surpresa, especialmente ao sabermos que de cada dez pessoas que vemos na rua, nove possui um smartphone.
O design responsivo para o site permite que ele seja visualizado não apenas nos desktops, mas em qualquer dispositivo móvel.
Porém, mesmo que ele seja responsivo, ainda é possível que o usuário repare que algo atrapalha a sua experiência de navegação. Isso pode ser um sintoma de que a tipografia utilizada não é a ideal.
As fontes na web devem ser legíveis, assim como a sua disposição no layout junto a imagens e outros ícones. É fundamental que elas sejam usadas para destacar os elementos certos, sem confundir o usuário.
Além disso, a cor utilizada nas fontes deve ser coerente com os mesmos tons de cores usados em outros elementos do layout. Não dá para esquecer também que é interessante adotar um estilo de fonte compatível com a marca da empresa.
Isso auxilia para padronizar a comunicação, bem como fortalecer a marca diante dos clientes.
Estilo e usabilidade
Há alguns detalhes que são fundamentais quando o assunto é optar pela tipografia ideal em um projeto web. Um deles é o estilo e a usabilidade.
Quanto ao estilo, é preciso levar em conta se a fonte escolhida possui ou não serifa. A serifa consiste em pequenos “tracinhos” nas extremidades. Eles funcionam como um enfeite para a letra a tornando mais elegante.
Em muitos casos, a serifa facilita a leitura, funcionando como uma guia na parte inferior das letras. No entanto, em projetos web a serifa não deixa a leitura tão confortável, especialmente em textos longos.
Já as fontes desprovidas de serifa são ideais para a web justamente por darem ao site um aspecto mais minimalista. Isso é uma vantagem devido ao fato de que o visual “clean”, simples e agradável são os atributos básicos para conferir uma boa experiência ao usuário.
As fontes sem serifa também são mais fáceis de serem lidas em dispositivos móveis. Elas são neutras, não possuem um perfil rebuscado e clássico e, por isso, transmitem um perfil moderno e jovial ao conteúdo.
Além disso, há as fontes responsivas que, conforme o próprio nome indica, são concebidas especialmente para projetos web.
O tamanho certo e a cor ideal
O tamanho da fonte ideal para um site vai depender da função dela. Fontes utilizadas em títulos e subtítulos e para indicar ícones devem ter um tamanho diferenciado das outras.
No caso dos textos para o site, o tamanho da fonte não deve ser inferior a 12px. Além disso, títulos e subtítulos devem estar submetidos a uma hierarquia relacionada à relevância de conteúdo.
Em relação às cores, a regra básica é não exagerar em tons muitas distintos entre si. Por mais que a proposta do seu projeto web seja uma linguagem descontraída, livre e chamativa, o visual clean ainda é o melhor amigo do usuário.
Na hora de optar pelas cores, fique atento ao contraste. Um exemplo bom de ser evitado é o fundo preto junto com o texto em branco. Geralmente eles causam um contraste tão grande que prejudica a imersão do visitante ao conteúdo.
O importante, na hora de combinar fontes e cores do layout, é pensar na harmonia e na padronização do site.
Uma dica interessante, nesse caso, é utilizar o Google Fonts para pesquisar as fontes mais acessíveis ao projeto web. Ele é um site que disponibiliza várias fontes gratuitas e dos mais diversos estilos, tanto para download e uso online.
Conclusão
Sem uma tipografia adequada não dá para afirmar que um projeto web esteja completo. A tipografia ajuda os projetos web a se conectarem melhor com o seu público.
Portanto, fique atento à tipografia. O tamanho, a cor e a disposição dela no layout do site permitem criar uma experiência de navegação agradável ao usuário.