Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offer Wise Pesquisas revela a intenção do consumidor em ir às compras e presentear as mães no próximo dia 9 de maio. A pesquisa mostra que 77% dos consumidores pretendem ir às compras.
O dia das Mães é considerado pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e deve aquecer as vendas pelos próximos dias. A revelação de que 77% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período mostra que o índice fica bastante próximo dos 78% observados em 2019, antes da pandemia da Covid-19. Em comparação ao ano passado, a pesquisa mostra aumento interessante no percentual de consumidores que devem ir às compras: 9%.
A expectativa da CNDL é de que aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.
“O levantamento mostra sinais de crescimento das vendas em relação ao ano passado, retornando aos parâmetros de antes da pandemia, mas vemos que, diante da situação sanitária, de crise econômica e de desemprego, o consumidor brasileiro ainda está cauteloso na hora de gastar”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa. “De qualquer forma, a data se mantém como uma das mais importantes do varejo e o brasileiro mantém a tradição de presentear as mães, até mesmo como uma forma de compensar o distanciamento social imposto pela pandemia”, completa Costa.
A pesquisa ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (49%), perfumes (42%), cosméticos (28%) e chocolates (21%). O ranking ainda é formado por flores (18%), maquiagem (14%), utensílios de cozinha (12%) e celular/smartphone (11%).
Os pesquisadores descobriram que, em média, cada cliente deve adquirir dois presentes e apenas 28% dos entrevistados que vão presentear a própria mãe vão consultar para descobrir o que ela deseja ganhar. 27% dos entrevistados devem gastar entre R$ 51 a R$ 100 com os presentes. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 197,46.
De acordo com o levantamento, os entrevistados têm a intenção de presentear não apenas as próprias mães (79%), como também as esposas (18%) e sogras (18%).
A maioria dos entrevistados (44%) pretende comprar o(s) presente(s) na primeira semana de maio, 27% no mês de abril e 16% nas vésperas do Dia das Mães.
“O recomendável é sempre evitar compras de última hora, pois na pressa acaba não sobrando tempo para pesquisar preços e analisar o orçamento. Ir às compras com calma e com tempo para pesquisar é sempre a forma mais segura para evitar furos no orçamento. Nesses casos, a internet é uma grande ferramenta de pesquisa”, analisa especialista em finanças da CNDL, Merula Borges.
Amor em Dobro
Em Lucas do Rio Verde, os consumidores que forem às compras poderão terminar maio ou junho premiados. Ao fazer as compras nos comércios que aderiram à Campanha Amor em Dobro, cada consumidor recebe cupons para concorrer a duas motocicletas, dois aparelhos de telefone celular, além de vale-compras oferecidos por comércios que patrocinam a campanha.
A medida liderada pela CDL Lucas tem como objetivo estimular as compras de presentes e lembranças no comércio local, fortalecendo o setor que sentiu os efeitos da pandemia covid-19. A Campanha Amor em Dobro quer que o consumidor luverdense compartilhe os melhores momentos com os melhores presentes.
“Estamos trabalhamos para que o comércio tenha vendas melhores, consiga atender a clientela, pois o comércio forte mantém a economia aquecida, ajuda na manutenção e geração de empregos”, observou o presidente da CDL Lucas, Petronílio de Souza.