Foram meses de incertezas e muitas especulações, mas Felipe Massa, enfim, garantiu sua vaga na Ferrari em 2013. O brasileiro renovou, nesta terça-feira, seu contrato com a escuderia italiana por mais uma temporada. O locutor da TV Globo Galvão Bueno revelou durante a transmissão do amistoso entre Brasil e Japão que o próprio piloto lhe mandou uma mensagem de celular dizendo "acabo de assinar contrato para o ano que vem".
A renovação vem no momento em que Massa vive sua melhor fase na temporada. O brasileiro emplacou uma sequênciade cinco belas exibições (Inglaterra, Itália, Cingapura, Japão e Coreia do Sul) e é o segundo piloto com mais pontos após as férias de agosto da Fórmula 1. Nesse período, marcou 56 pontos, ficando somente atrás do novo líder, Sebastian Vettel (RBR), que anotou 93, e 11 à frente do companheiro Fernando Alonso.
Após um início de ano abaixo do esperado, Massa quase chegou a ser considerado carta fora do baralho do time italiano para a próxima temporada. Dentre rumores, boatos e chutes, não faltaram nomes estampados nos jornais como candidatos para substituí-lo. Sergio Pérez, Mark Webber, Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen, Paul di Resta, Nico Hulkenberg e até Michael Schumacher foram alguns deles. De certo mesmo é que a Ferrari chegou a conversar com Webber, informação confirmada pelo próprio australiano antes de renovar com a RBR.
Porém, com a confiança recuperada, Felipe reagiu no campeonato. Com belas exibições nos últimos GPs, recuperou também a confiança da equipe italiana e garantiu seu lugar no próximo ano, dando continuidade a um “casamento” de longa data. Será a oitava temporada de Massa como piloto titular da Ferrari, a terceira como companheiro de Fernando Alonso, que fez lobby para a continuidade do parceiro. Com 116 GPs disputados, o paulista de 31 anos é o segundo piloto que mais defendeu a escuderia (atrás apenas de Michael Schumacher, 180), e o quarto com mais vitórias pela mais tradicional equipe da Fórmula 1. Ao todo, foram 11 triunfos, atrás apenas de Schumi, Niki Lauda e Alberto Ascari.