Considerando o aumento no custo operacional apresentado pela Viação São Lucas, em documento protocolado no Paço Municipal no dia 05 de abril de 2021, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou o Decreto nº 5.489/2021, nesta segunda-feira (12), que reajusta o valor da tarifa de transporte coletivo municipal. A medida passa a valer em dez dias.
O novo valor da passagem será de R$ 4,20 (quatro reais e vinte centavos) para quem utiliza o cartão, por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE). Para quem não se antecipa e adquire a passagem no momento do embarque, a tarifa será de R$ 4,50 (quatro reais e cinquenta centavos).
O decreto municipal publicado, autorizando o reajuste na tarifa, leva em consideração a planilha 4.117/2021 apresentada pela concessionária, além de razões como condições contratuais (que, a par das respectivas obrigações, determina o reajuste anual), custos envolvidos na arrecadação de tarifas, entre outros fatores.
Atualmente, cerca de 84% dos passageiros transportados utilizam o SBE. A ampliação do sistema possibilita mais segurança, conveniência e facilidade ao serviço de transporte público urbano.
O último reajuste feito na tarifa do transporte coletivo foi em julho de 2019, por meio do Decreto nº 4.390, entrando em vigor no mês de agosto daquele mesmo ano.
Apesar do reajuste, a tarifa cobrada em Lucas do Rio Verde segue na média da região.