Sábado, 27 de Abril de 2024
23°C 31°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Seciteci entrega materiais pedagógicos para alunos Mediotec de Técnico em Agropecuária

Ao todo 342 alunos iniciaram o curso de forma híbrida. O curso Mediotec é realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos

10/09/2021 às 09h30 Atualizada em 10/02/2023 às 18h13
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Seciteci entrega materiais pedagógicos para alunos Mediotec de Técnico em Agropecuária
- Foto por: Assessoria Seciteci

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) entregou materiais pedagógicos para as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) realizarem as aulas do curso Mediotec, de Técnico em Agropecuária, em nove municípios fora de sede. 

Ao todo 342 alunos iniciaram o curso de forma híbrida. Segundo o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, o curso Mediotec é realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos e, tem como objetivo, capacitar o maior número de profissionais para o mercado de trabalho.

“O Mediotec é um programa que oportuniza aos alunos da rede pública cursar ao mesmo tempo, um curso técnico. Esta ação é focada em oportunizar a estes jovens o ingresso ao mercado, logo após a conclusão dos estudos, e, assim diminuir as desigualdades sociais e ampliar a geração de emprego e renda no Estado”, informou o gestor.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano Benevides do Carmo, fez algumas visitas técnicas em unidades escolares que estarão sediando as aulas. Na ocasião, ele reforçou que Mato Grosso é um dos estados que mais cresce e gera empregos formais, portanto, é importante preparar os jovens para o mercado de trabalho.

“Estive nos municípios de Alto da Boa Vista e Querência, que estão ligados a Escola Técnica de Barra do Garças, onde participamos da aula inaugural e entregamos materiais pedagógicos, para que estes alunos tenham o melhor desempenho nas aulas. É o Estado cumprindo seu papel social, investindo no ensino técnico para formar mão de obra qualificada. Essa é a orientação do governador Mauro Mendes e do nosso secretário da Seciteci Nilton Borgato”, explicou.

O secretário de Cultura de Alto Boa Vista, Márcio Américo, que já foi aluno da Seciteci, acompanhou a ação. Na oportunidade, ele reforçou a importância do ensino profissionalizante para ingressar no mercado de trabalho.

“Um curso técnico torna o jovem, que muitas vezes não tem perspectiva nenhuma, no autor da sua própria história. Estamos felizes por poder oportunizar uma nova chance para estes alunos, que com certeza sairão do curso empregados. Além disso, esta ação movimenta a economia local e promove o crescimento da região”, disse.

As turmas serão coordenadas por cinco Escolas Técnicas do Estado: Barra do Garças (Querência e Alto Boa Vista), Sinop (em União do Norte, que é distrito de Peixoto de Azevedo), Alta Floresta (Colniza e Conselvan, que é distrito de Aripuanã), Lucas do Rio Verde (em Santiago do Norte, distrito de Paranatinga) e Tangará da Serra (responsável por Campos de Júlio, Mirassol D’Oeste e Pontes e Lacerda).

“Estamos levando educação profissional em lugares distantes, atendendo as necessidades destas regiões. Ao todo são onze turmas, pois em alguns municípios a demanda foi muito alta, então abrimos duas. Os cursos são ofertados em cidades localizadas no entorno das Escolas Técnicas, que serão responsáveis por todo suporte e atendimento delas” explicou o adjunto.

Entre os materiais distribuídos estão cadernos, livros, canetas, mochilas, botinas e camisetas. Além disso todo material necessário para aulas práticas também serão fornecidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.