Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
21°C 25°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Iago Mella propõe política de prevenção ao abandono e à evasão escolar no município

Garantir o vínculo do aluno com a escola, por meio de um acompanhamento especial

Redação
Por: Redação Fonte: Claudia Sarubo
09/11/2021 às 10h30 Atualizada em 02/02/2023 às 14h57
Iago Mella propõe política de prevenção ao abandono e à evasão escolar no município
Elielton Blasius

O vereador Iago Mella (Podemos), é autor da indicação N° 1120/2021, no qual propõe ao Poder Executivo a criação de um projeto que trata sobre a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar. A ideia é definir princípios e diretrizes para formulação e implementação de políticas públicas no município de Sorriso, em consonância com o Plano Municipal de Educação e a Base Nacional Comum Curricular prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Os princípios desta política são o reconhecimento da educação como principal fator gerador de crescimento econômico, redução das desigualdades e diminuição da violência; da escola como ambiente de desenvolvimento social, cultural, ético e crítico, necessário à formação e ao bem estar dos alunos; do acesso à informação como recurso necessário para melhoria da qualidade de vida, geração de autonomia, liberdade e pleno desenvolvimento cidadão do estudante; e do aprendizado contínuo desde a infância como fator valioso na melhoria da saúde, aumento da renda e da satisfação das pessoas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o vereador os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2020, das 50 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos, 10 milhões, ou seja, 20% delas, não tinham terminado alguma das etapas da educação básica;, “Para reduzir a evasão, existe a orientação que o primeiro passo, antes mesmo da avaliação de perdas de aprendizagem, é garantir o vínculo do aluno com a escola, por meio de um acompanhamento especial durante a matrícula e atenção à busca ativa daqueles que não têm assistido às aulas”, cita.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.