Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
21°C 25°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Comissão aprova projeto que obriga academias a oferecer cancelamento on-line na pandemia

Michel Jesus/Câmara dos Deputados Geninho Zuliani recomendou a aprovação do projeto A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
09/11/2021 às 12h15 Atualizada em 06/02/2023 às 18h34
Comissão aprova projeto que obriga academias a oferecer cancelamento on-line na pandemia
Geninho Zuliani recomendou a aprovação do projeto - (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga academias de ginástica e similares a oferecerem, durante a pandemia de Covid-19, canais de atendimento on-line, por telefone ou por meio presencial sem fila para que clientes tirem dúvidas ou cancelem seus planos.

Foi aprovado o Projeto de Lei 3728/20, do deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ).

Continua após a publicidade
Anúncio

Relator no colegiado, o deputado Geninho Zuliani (DEM-SP) concordou com argumentos do autor. “Foge à razoabilidade exigir a presença física do consumidor que manifesta o desejo de não mais frequentar a academia por diferentes motivos relacionados à pandemia” observou o relator. “Além da violação de garantias constitucionais, como direito à vida [saúde], consiste em ônus excessivo ao consumidor por força de contrato de adesão”, acrescentou Zuliani.

Segundo o autor, apesar de muitos estados estarem liberando as academias para reabrirem, nem todos se sentem seguros para retornar às atividades. Ele sustenta que o objetivo do projeto é evitar aglomerações nos ambientes físicos das academias durante o cancelamento das matrículas.

Tramitação
O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.