Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
21°C 28°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Comissão aprova proposta que unifica cadastros fiscais da União e dos entes federativos

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Kataguiri: proposta busca conferir racionalidade ao atual quadro de desordem tributária A Comissão de Finanças e...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
10/11/2021 às 13h00 Atualizada em 02/02/2023 às 23h49
Comissão aprova proposta que unifica cadastros fiscais da União e dos entes federativos
Kataguiri: proposta busca conferir racionalidade ao atual quadro de desordem tributária - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 144/20, que unifica os cadastros fiscais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O texto insere dispositivos na Lei 5.172/66, que trata do sistema tributário nacional.

O parecer do relator, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), foi favorável. “A racionalização da exigência das obrigações acessórias tem sido não apenas uma demanda recorrente da sociedade e do setor produtivo, mas também um pleito de órgãos representativos dos entes subnacionais”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A superposição de cadastros fiscais decorre de uma realidade que já não existe há décadas, de operações na sede física do estabelecimento”, disse Kataguiri. “No contexto atual, serviços e mercadorias de maior valor econômico tendem a ser preponderantemente digitais e circulam instantaneamente pelo território.”

Pelo texto, caberá à União manter cadastro fiscal nacional das pessoas naturais e jurídicas, em ambiente digital único, destinado à escrituração contábil ou fiscal de interesse da Fazenda Pública dos diferentes entes federativos.

“Isso é o mínimo necessário para conferir alguma racionalidade ao atual quadro de desordem tributária, sem interferir na autonomia dos estados e dos municípios”, disseram os autores da proposta, os deputados do Novo Paulo Ganime (RJ) e Adriana Ventura (SP).

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.