Sexta, 20 de Fevereiro de 2026
20°C 30°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Relator estende isenção de IPI a acessórios de veículo comprado por pessoa com deficiência; acompanhe

Michel Jesus/Câmara dos Deputado Tiago Dimas, relator do projeto O relator do Projeto de Lei 5149/20, deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), ap...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
01/12/2021 às 18h15 Atualizada em 03/02/2023 às 00h47
Relator estende isenção de IPI a acessórios de veículo comprado por pessoa com deficiência; acompanhe
Tiago Dimas, relator do projeto - (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado)

O relator do Projeto de Lei 5149/20, deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), apresentou parecer que inclui os acessórios entre os itens que poderão ter isenção de IPI na compra de veículos por pessoas com deficiência. "Os acessórios são indispensáveis para a política de locomoção", explicou.

O relator também inclui os deficientes auditivos entre os beneficiários e prorroga a isenção de IPI para compra de veículos por taxistas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Debate em Plenário
O deputado Rogério Correia (PT-MG) lembrou que os veículos para deficientes são mais caros porque precisam de adaptação, enquanto os taxistas sofrem com a concorrência de aplicativos de transporte.

O deputado Bibo Nunes (PSL-RS) ressaltou que os taxistas arcam com impostos altos. "Uma das poucas vantagens é o desconto do IPI", comentou.

O deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP) afirmou que a isenção do IPI é exagerada por beneficiar pessoas com alto poder aquisitivo, que poderiam comprar veículos sem o desconto. "A lei teria sentido se fosse para pessoas de baixa renda", ponderou.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.