Quinta, 19 de Fevereiro de 2026
21°C 30°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Comissão debate resultados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena na Bahia

Alex Pazuello/Prefeitura de Manaus Subsistema deve garantir a qualidade do atendimento à população indígena A Comissão de Fiscalização Financeira...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
15/12/2021 às 08h30 Atualizada em 07/02/2023 às 11h26
Comissão debate resultados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena na Bahia
Subsistema deve garantir a qualidade do atendimento à população indígena - (Foto: Alex Pazuello/Prefeitura de Manaus)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (15) os resultados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena na Bahia. A audiência pública atende a requerimento dos deputados Hildo Rocha (MDB-MA) e Jorge Solla (PT-BA).

Na avaliação dos parlamentares, um dos grandes desafios do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSus) é garantir a qualidade do atendimento à população indígena. “Os distritos sanitários especiais indígenas (Dseis) devem realizar um trabalho estruturado, com equipes de saúde bem montadas para realizar um atendimento de qualidade, mesmo nas aldeias mais distantes”, afirmam.

Continua após a publicidade
Anúncio

Eles destacam que as populações indígenas são sensíveis às enfermidades em razão de habitarem regiões isoladas e de difícil acesso e também são vítimas de doenças como infecções respiratórias, hepatite, malária, entre outras.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (Dsei), Adilton Gomes Assunção;
- o coordenador do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia(Mupoiba), Agnaldo Pataxó;
- o coordenador do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisis), Erivelto Fernandes do Nascimento; e
- o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Jerry Matalaue.

Confira a lista completa de convidados

A audiência pública está marcada para as 17 horas, no plenário 11.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.