Quarta, 18 de Fevereiro de 2026
20°C 29°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Rose defende relatórios atualizados da defesa civil para identificar possíveis desastres

Diante das constantes tragédias ocorridas no Brasil e, recentemente, em Petrópolis (RJ), atingida por deslizamentos provocados por fortes chuvas, a...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Senado
17/02/2022 às 20h45 Atualizada em 08/02/2023 às 13h04
Rose defende relatórios atualizados da defesa civil para identificar possíveis desastres
A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) quer que a Defesa Civil elabore relatórios capazes de identificar possibilidades de desastres nos municípios - Jefferson Rudy/Agência Senado

Diante das constantes tragédias ocorridas no Brasil e, recentemente, em Petrópolis (RJ), atingida por deslizamentos provocados por fortes chuvas, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) defendeu, em pronunciamento, nesta quinta-feira (17), que a Defesa Civil, em todos os municípios que representam área de risco, elabore relatórios capazes de identificar possibilidades de desastres.

— A proposta é que a Defesa Civil municipal elabore esses relatórios, que deverão ser encaminhados ao governo do estado para o devido conhecimento, que, por sua vez, o encaminhará ao governo federal. Eu não sei se poderíamos evitar todas, mas algumas dessas tragédias com certeza. A Defesa Civil tem, hoje, recursos e orçamento, e deveria fazer uma previsão das possibilidades de desastres dessa natureza.

Continua após a publicidade
Anúncio

A senadora relatou que alguns municípios do Espírito Santo, estado que representa, estão sofrendo com as tragédias provocadas pelas condições climáticas. Em sua opinião é imprescindível que os administradores públicos façam um planejamento mais bem elaborado e apliquem a fiscalização das leis. Some-se a isso a importância de os municípios agirem preventivamente, implantando uma política habitacional para os mais pobres, que são justamente os que constroem suas casas em áreas de risco. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.