Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
20°C 27°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Senado apresenta voto de aplauso a projeto que atende crianças autistas de Florianópolis

O Senado encaminhou voto de aplauso aos idealizadores do Projeto  Pró Autismo Floripa, que atende a 750 crianças com autismo, em Florianópolis, con...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Senado
30/03/2022 às 17h45 Atualizada em 06/02/2023 às 06h27
Senado apresenta voto de aplauso a projeto que atende crianças autistas de Florianópolis
O requerimento foi de autoria do senador Romário (PL-RJ) - Roque de Sá/Agência Senado

O Senado encaminhou voto de aplauso aos idealizadores do Projeto  Pró Autismo Floripa, que atende a 750 crianças com autismo, em Florianópolis, conforme requerimento do senador Romário (PL-RJ), aprovado em Plenário nesta quarta-feira (30).

O voto de aplauso é dirigido aos idealizadores do projeto, que conta com a participação da prefeitura da capital catarinense: o vereador e secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Florianópolis, Edmilson Carlos Pereira Junior, conhecido como Ed Junior; a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA), presidida por Camila Vieira Junckes; e o projeto Estimular, presidido por Laryssa Christine de Souza Smith.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Não faz tanto tempo assim que tomamos conhecimento desse auspicioso projeto. Mas tudo veio em boa hora. Afinal, nos aproximamos da celebração do Abril Azul, dedicado a fazer de abril o mês de conscientização sobre o transtorno do espectro autista. Somos inteiramente favoráveis a iniciativas como esta. Assim, além de pedirmos aplausos ao projeto, convidamos e incitamos os demais municípios brasileiros a criarem iniciativas semelhantes. No dever constitucional de dar assistência em saúde à população, os municípios que atenderem a meu chamado mostrarão seu respeito, a um só tempo, pelos ditames legais e pelas necessidades de sua população”, ressalta Romário na justificativa do requerimento (RQS 228/2022).

Central Única das Favelas

Na mesma sessão, os senadores aprovaram o RQS 232/2022, também de autoria de Romário, que encaminha voto de aplauso ao fundador da Central Única das Favelas (Cufa), Celso Athayde.

No requerimento, Romário destaca a importância dos projetos desenvolvidos pela Cufa, que buscam promover a inclusão social por meio do esporte e do resgate da cidadania dos moradores de favelas. O senador ressalta as atividades de Celso Athayde e ainda homenageia seus principais colaboradores na execução de diversos projetos.

“Celso Athayde é, sem dúvida alguma, um dos maiores ativistas sociais de nosso país, especializado em favelas e periferias. Nasceu na Baixada Fluminense, onde viveu até os sete anos. Aos 16, já havia morado em três favelas, em abrigos públicos e na rua. Além disso, Celso Athayde é fundador da Central Única das Favelas (CUFA), a maior organização não-governamental, atuando nas favelas do Brasil e presente em mais de 17 países; da Favela Holding, a primeira holding social do mundo e do Data Favela, o instituto de pesquisa e estratégias de negócios especializado na realidade das favelas brasileiras. Celso Athayde tem contado, ao longo de sua trajetória, com a ajuda de diversos colaboradores, sem os quais, seu meritório trabalho não teria sido possível. Dentre esses, sem dúvida alguma, merecem especial destaque: Preto Zezé, Marcivan Barreto e Mário Love”, defende Romário no requerimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.