
A limpeza e higienização correta das superfícies são elementos que convergem para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde, e fundamentais para o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. Garantindo um ambiente com superfícies limpas, com redução de microrganismos e apropriadas para a realização das atividades desenvolvidas nos ambientes. “O serviço de limpeza e desinfecção de superfícies nos ambientes onde se desenvolve os serviços de saúde são imprescindíveis na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, por isso é muito importante o aperfeiçoamento do uso de técnicas eficazes pelos profissionais" pontuou a Coordenadora da Educação em Saúde Silvia Gehring.
Outra capacitação que também foi realizada no mesmo horário tem como público alvo os coordenadores que atuam na gestão de saúde. Nessa, o assunto foi as mudanças e operacionalização das plataformas do Sistema Único de Saúde, e o que há de novidades no sistema. O curso, que está sendo realizado na Escola Modelo, teve início as 7h30 e vai até às 17h.
As capacitações são programadas pela equipe de Educação em Saúde de forma a alcançar todos os profissionais ligados aos serviços públicos de saúde nas mais diversas áreas com o objetivo da atualização do conhecimento. A coordenadora Silvia reforça a importância desta atualização profissional, “Essas capacitações são muito importantes, pois é uma forma de revermos o que já aprendemos reforçando o aprendizado profissional, e até aprendermos as novidades nas mais diversas áreas. Precisamos estar sempre nos atualizando profissionalmente e reciclando o que já aprendemos para que nossos serviços cada vez melhores, principalmente na saúde que tudo existe um protocolo a ser seguido”, disse ela.
Confira o cronograma de capacitações:
TEMA