Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
20°C 28°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Câmara aprova medida provisória que prorroga incentivo aduaneiro; acompanhe

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados Deputados participam de sessão no Plenário da Cãmara O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco a Medi...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
05/05/2022 às 10h45 Atualizada em 10/02/2023 às 04h47
Câmara aprova medida provisória que prorroga incentivo aduaneiro; acompanhe
Deputados participam de sessão no Plenário da Cãmara - (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco a Medida Provisória 1079/21, que prorroga por mais um ano os prazos de regimes especiais de drawback, usados por empresas exportadoras quando compram matérias-primas e mercadorias para o processo produtivo. A matéria vai ao Senado.

Os prazos do regime já tinham sido prorrogados uma vez pela Lei 14.060/21, derivada da MP 960/20. A justificativa do governo é que os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19 sobre a cadeia produtiva ainda persistem e isso poderia prejudicar as empresas exportadoras que não conseguiram vender efetivamente seus produtos devido à queda de demanda.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o parecer aprovado do relator, deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), a partir de 1º de janeiro de 2023 também serão isentas do pagamento do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) as cargas com mercadorias importadas sob o regime de drawback.

O drawback é um regime especial que permite a suspensão dos tributos na aquisição, no Brasil ou exterior, de matérias-primas empregadas na industrialização de produtos exportáveis.

A medida torna as empresas brasileiras mais competitivas, pois podem comprar componentes de qualidade equivalente aos de seus concorrentes no exterior.

Chiodini afirmou que a medida provisória ajuda a competividade das empresas brasileiras no exterior disse ainda que o governo colaborou com a elaboração do parecer final, que recebeu oito emendas. “O próprio governo nos procurou a nos ajudou a aperfeiçoar a medida provisória”, disse.

Mais informações a seguir

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.