Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
19°C 27°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Congresso promulga emenda que aumenta idade máxima para nomeação de magistrados

Depositphotos Medida se aplica à nomeações para tribunais federais e superiores O Congresso Nacional promulga nesta terça-feira (17), às 15 horas...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
17/05/2022 às 08h45 Atualizada em 03/02/2023 às 10h34
Congresso promulga emenda que aumenta idade máxima para nomeação de magistrados
Medida se aplica à nomeações para tribunais federais e superiores - (Foto: Depositphotos)

O Congresso Nacional promulga nesta terça-feira (17), às 15 horas, a emenda constitucional que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima dos nomeados aos cargos de juízes e ministros de tribunais regionais federais e de tribunais superiores. A Emenda Constitucional 122 refere-se à PEC 32/21, aprovada pela Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano.

A PEC 32/21, de autoria do deputado Cacá Leão (PP-BA) e outros, abrange os indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), aos tribunais regionais federais (TRFs), ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), aos tribunais regionais do Trabalho (TRTs) e ao Tribunal de Contas de União (TCU).

Continua após a publicidade
Anúncio

A intenção é desestimular a aposentadoria precoce de desembargadores que atingem os 65 anos sem ter oportunidade de acesso às cortes superiores.

A sessão de promulgação será no plenário do Senado Federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.