Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
19°C 24°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Secretaria da Mulher lança curso para aumentar participação feminina na política

Luis Macedo/Câmara dos Deputados Parte da atual bancada feminina da Câmara, ao centro o presidente da Casa, Arthur Lira A Secretaria da Mulher da...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
03/06/2022 às 13h00 Atualizada em 10/02/2023 às 00h29
Secretaria da Mulher lança curso para aumentar participação feminina na política
Parte da atual bancada feminina da Câmara, ao centro o presidente da Casa, Arthur Lira - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lança na próxima quarta-feira (8) a segunda edição do curso Mais Mulheres na Política. A iniciativa faz parte da Estratégia Mais Mulheres no Poder, lançada pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, em 2014.

O projeto pretende estimular a participação feminina na política e nos cargos de poder e decisão, com ações voltadas ao pleno exercício da democracia representativa e participativa.

Continua após a publicidade
Anúncio
Hoje, apesar de as brasileiras representarem mais de 50% do eleitorado e da população, o País ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política, segundo ranking da União Interparlamentar (UIP).
No Parlamento brasileiro, o maior aumento da representação de mulheres, desde a implantação do direito ao voto feminino em 1932, ocorreu em 2018, quando as eleitas chegaram a 15% do total de cadeiras da Câmara e Senado.

Nas eleições municipais de 2020 para as prefeituras, apenas 12% de mulheres foram eleitas; e para as câmaras municipais, 16%. Em âmbito municipal, 900 cidades não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020.

A cerimônia de lançamento do curso será realizada no auditório Freitas Nobre, às 12h30.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.