Quinta, 12 de Fevereiro de 2026
20°C 21°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Comissão debate impactos da venda pela Petrobras de unidade de industrialização de xisto

Divulgação Unidade de Industrialização do Xisto no Paraná A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos D...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
23/06/2022 às 15h30 Atualizada em 11/02/2023 às 02h50
Comissão debate impactos da venda pela Petrobras de unidade de industrialização de xisto
Unidade de Industrialização do Xisto no Paraná - (Foto: Divulgação)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (28) para debater os impactos da venda pela Petrobras da Unidade de Industrialização do Xisto no Paraná.

No fim do ano passado, a Petrobras publicou fato relevante informando assinatura de contrato com a Forbes & Manhattan Resources para a venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul (PR), por 33 milhões de dólares.

Continua após a publicidade
Anúncio

Autores do pedido para realização da audiência pública, os deputados Bohn Gass (PT-RS) e Enio Verri (PT-PR) querem discutir os impactos econômicos, sociais e tecnológicos da venda da SIX. Eles também consideraram o valor da transação "irrisório"  por não fazer jus aos anos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia nacional.

"Na SIX, através do Processo Petrosix, tecnologia desenvolvida pela Petrobras, as reservas são exploradas de maneira ecologicamente responsável, observando a saúde da fauna, flora, e principalmente, dos lençóis freáticos da região, que abriga, por exemplo, o valioso Aquífero Guarani", alertam os deputados.

Foram convidados para a audiência:

  • representantes da Câmara Municipal de São Matheus do Sul; da Federação Única dos Petroleiros (FUP); e do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep);
  • o presidente da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro), Mário Alberto Dal Zot.

O debate ocorre às 10h30, no plenário 5.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.