Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República aponta que o aeroporto Marechal Cândido Rondon tem o pior índice de avaliação dentre os 15 relacionados às cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol do ano que vem. Nos indicadores gerais, a capital ficou em último, com 3,46 pontos (em uma escala de 1 a 5) a partir da percepção dos passageiros, permanecendo atrás do aeroporto Galeão (RJ), 3,51 e também do de Manaus (AM), 3,51. O de Curitiba (PR) teve a melhor avaliação, com 4,21 pontos.
Pouco mais de 21 mil pessoas foram entrevistadas, entre janeiro e março. Entre os elementos avaliados estiveram acesso, check-in, emigração, inspeção de segurança, imigração, aduana, instalação aeroportuária, ambiente do aeroporto e satisfação geral. Um relatório do Tribunal de Contas do Estado divulgado, no início do mês, aponta que as obras de reforma e ampliação do aeroporto estão atrasadas para a copa.
Somente 2,67% do projeto já teriam sido executados nos três primeiros meses de trabalho. As intervenções devem ser concluídas em março do que vem, com investimentos estimados em R$ 100 milhões de reais.