
Os apoios que estão sendo fechados nacionalmente já repercutem diretamente no interior, como é o caso de Lucas do Rio Verde, que é a sexta maior economia do Estado de Mato Grosso. O prefeito da cidade, Miguel Vaz Ribeiro, anunciou na tarde de hoje (04), a sua desfiliação do partido Cidadania.
A decisão foi tomada após o presidente nacional do partido, Roberto Freire, declarar apoio ao PT, defendendo Lula na disputa para a presidência no segundo turno das eleições 2022.
O vice-governador do estado de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, apareceu em um vídeo (veja abaixo), onde o Miguel declara a desfiliação do partido após a decisão nacional.
Em Lucas do Rio Verde o Poder Legislativo conta com dois vereadores filiados ao partido Cidadania, sendo Ideiva Foletto e Daltro Figur - atual presidente da Câmara. Porém, nessa esfera da política as regras são diferentes, uma vez que a cadeira de vereador é atrelada ao partido e não ao vereador propriamente dito. Diante disso, para que qualquer desfiliação ou mudança de partido ocorra, é necessária uma autorização do partido para que o vereador não perca o mandato.
Nossa equipe entrou em contato com os dois vereadores, que informaram estar buscando a melhor forma de proceder sem prejuízos políticos locais. No estado, o partido na convenção teria declarado apoio ao candidato Bolsonaro; o que agora, com a decisão nacional, está gerando desgastes internos no partido.