
Negociar a instalação de uma processadora de soja no Município.Essa foi a missão desta manhã, 05 de março, do prefeito Ari Lafin na sede da Bunge Alimentos em São Paulo. Diante dos gestores da líder mundial no processamento de grãos e oleaginosas, Ari pontuou que Sorriso apresenta hoje capacidade para receber a planta de uma – ou mais, indústrias do ramo.
Para se ter noção, Sorriso ocupa a 5.ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada.A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. E hoje há somente uma esmagadora instalada no Município, que, inclusive é também a única planta da Caramuru Alimentos instalada fora de Goiás.
“Viemos prospectar mercado e trazer esses dados para a Bunge. Hoje a Bunge tem uma unidade de recepção de grãos em Sorriso; além de duas fábricas em Rondonópolis e uma em Nova Mutum, também no Mato Grosso. “Hoje nossa busca na Bunge é para destacar que em Sorriso há um grande mercado para a instalação de mais uma esmagadora; queremos vivenciar o momento não só de exportar soja, mas de futuramente industrializar o óleo de soja, a margarina, o shoyu, enfim, de agregar mais valor ao que já produzimos e dispomos no mercado”, defende Ari.
Desde ontem, dia 04, Ari está na capital paulista acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Oliveira, e da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro. Na agenda de reuniões, a divulgação do potencial produtivo de Sorriso e da região para grupos de empresários e investidores.
“Tanto nos encontros de ontem como hoje pela manhã estamos destacando e buscando fomentar o crescimento da região como um todo”, frisa a primeira-dama, Jucélia Ferro. Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro, Sorriso ocupa a 1ª posição e esse e outros dados tem chamado a atenção nacional e internacional para o município mato-grossense. “E nessa lista tem muito de conquistas sociais também, pois em espaços em que a economia é forte, como aqui, as questões sociais são respeitadas e criasse condições de autonomia pessoal ao cidadão”, ressalta Jucélia.
A prospecção pela ampliação e busca de novos investimentos iniciou ainda durante a pandemia de covid-19. No início de 2022, o prefeito passou a debater as perspectivas e oportunidades de negócios para o Município. Com dados atualizados continuamente, passou a apresentar o “Sorriso em Números”, uma forma de investidores nacionais e internacionais conhecer um pouco mais da cidade, destacando atuais e também futuras linhas de desenvolvimento.
Com uma pauta voltada para a sustentabilidade econômica, Ari defende que unida a região tem muito para expandir e ofertar ao país. Inclusive, na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção. “Os números falam por nós”, finaliza o prefeito.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Divulgação