
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.
Com o tema "Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.
A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.
A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.
Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá