Agora é oficial: Fernando Alonso está liberado pela equipe médica da FIA para correr o GP da China, o terceiro da temporada 2016 de Fórmula 1. O espanhol, que ficou fora da etapa do Bahrein após o grave acidente que se envolveu em Melbourne, já havia recebido autorização provisória para correr, nesta quinta-feira, mas com a condição de que fosse reavaliado imediatamente após ao primeiro treino livre, na madrugada desta sexta-feira. Após participar da sessão sem problemas, o piloto da McLaren recebeu o “ok” da FIA, que emitiu um comunicado com a decisão.
- Após um exame feito depois do primeiro treino livre, o delegado médico da FIA, o professor Prof. Jean-Charles Piette, e o chefe da equipe médica do GP da China, professor Shiyi Chen, constataram que Fernando Alonso tem totais condições de participar de todas as sessões restantes do fim de semana. Contudo, o piloto foi informado que no caso de quaisquer sintomas anormais, deve parar o carro imediatamente. No entanto, como o piloto foi liberado, nenhum outro exame será realizado a não ser que o mesmo apresente sintomas anormais.
O piloto da McLaren confessou que ainda sente dores, e que o Circuito de Xangai, com curvas longas, não ajuda muito.
- Eu me senti bem. Estava com saudades de pilotar nestes 26 dias, então estou feliz de estar de volta. Ainda sinto dor, já que a costela ainda não está completamente curada. Ainda existe fratura então a dor é normal. O fato de o circuito ter longas curvas também não ajuda, mas dá para aguentar - disse.
O acidente de Alonso ocorreu na 18ª volta do GP da Austrália, que abriu a temporada da Fórmula 1 deste ano, no dia 20 de março. Na ocasião, o espanhol freou tarde e tocou na Haas de Esteban Gutiérrez, perdendo o controle de sua McLaren. Após bater no muro à esquerda, o bicampeão capotou ao tocar na brita e seu carro voou por metros até parar de cabeça para baixo. Alonso saiu andando, mas aparentou sentir algumas dores no corpo e não participou do GP do Bahrein, já que, com algumas costelas quebradas, o quadro poderia se agravar em caso de novo acidente.
Os pilotos voltam à pista na madrugada de sexta-feira para sábado, à 1h (horário de Brasília), para o 3º treino livre, com exibição ao vivo do SporTV e do SporTV Play. A TV Globo transmite o GP da China no domingo, a partir das 3h.