A Federação de Tiro de Mato Grosso realizará nos próximos dias 2 e 3 de junho a segunda etapa do "XIX Campeonato de Tiro de Mato Grosso".
No mesmo período, será realizada também a primeira etapa da "Copa das Federações do Centro-Norte". Os eventos acontecerão no "Clube de Tiro Pantanal", localizado na região do Coxipó do Ouro.
Poderão participar do campeonato atiradores que possuem registro no Exército Brasileiro, policiais e membros das forças armadas. Os atiradores que não são federados também poderão participar, mas como convidados.
O presidente do Clube de Tiro Pantanal, Leonardo Maluf, afirmou que o compeonato tem como um dos objetivos divulgar o tiro prático como um esporte, e também proporcionar um intercâmbio com atletas de outros Estados.
“O tiro é um esporte que exige muita responsabilidade. Todos os campeonatos são supervisionados pelo Exército Brasileiro. Durante os dois dias, o Exercito estará no evento, conferindo as armas e as documentações dos atletas. Também é um momento para confraternizar e trocar experiências com outros praticantes”, disse.
O empresário Eduardo Franco, secretário do Clube de Tiro Pantanal, disse que são esperadas cerca de 500 pessoas no avento, entre competidores e visitantes.
“Nessas competições, as famílias também participam, veem assistir. Ao contrário do que possa parecer, é uma modalidade familiar. Temos, inclusive, quatro mulheres que praticam tiro no clube”, disse.
Ele afirmou que o evento é considerado como teste para o Campeonato Brasileiro de IPSC que ocorrerá em 2014, pois conseguirá demonstrar a Confederação Brasileira de Tiro Prático a capacidade de recebimentos de atletas e bem como a capacidade de organização e estrutura do estande.
Disputas
Haverá disputa nas modalidades International Practical Shooting Confederation (IPSC): onde o atleta deve misturar precisão, potência e velocidade, dentro de uma combinação vencedora; trap americano (tiro ao prato), que tem por objetivo mostrar os efeitos da regulagem da coronha, utilização e aplicabilidade dos choques e postura de tiro; saque rápido, modalidade em que o atleta tem cinco alvos que deverão ser alvejados com um tiro cada, de três distancias diferentes; e silhueta metálica, cujo objetivo é derrubar as silhuetas.
Os valores das inscrições são variam entre as modalidades. Trap Americano e International Practical Shooting Confederation (IPSC) custam R$ 70. Saque rápido e silhueta metálica custam R$ 15.
Regiões e prática
A Confederação Brasileira de Tiro Prático dividiu o Brasil em quatro regiões: Nordeste, Centro-Norte, Sudeste e Cone Sul. Com esta divisão, foram criados quatro campeonatos nacionais, dentre eles o Centro-Norte.
Para praticar tiro esportivo é obrigatório possuir o registro no Exército Brasileiro como atirador. Também é recomendável fazer a filiação a um clube, à Federação com jurisdição sobre o seu domicílio, e à Confederação Nacional, na modalidade de tiro que praticar.
Caso queira se limitar à prática esportiva, com armas de uso permitido, no clube a que está filiado, e sem participar de competições externas, estará dispensado de filiação à federação e confederação.
"A etapa do Campeonato Estadual já conta com aproximadamente 200 atletas, inscritos em cinco modalidades, porém com a prova da etapa da Copa das Federações, esperamos contar com mais de cem atletas de vários Estados do Brasil", afirmou Maluf.