
Hoje em dia muitas pessoas sentem vontade de investir no seu próprio negócio. Trilhar os desafiadores caminhos do empreendedorismo virou o objetivo de vida de muita gente. Sendo assim, é nesse cenário que surgem as startups.
Atualmente investir em uma startup é o desejo de muitos empreendedores que ouvem as histórias inspiradoras de várias empresas que iniciaram sem um tostão no bolso, nos fundos de uma garagem e que, aos poucos, se tornaram marcas famosas.
Mas, afinal, o que é uma startup? Quais as diferenças entre esse tipo de empreendimento e empresa tradicional? Como transformar uma ideia em algo lucrativo?
A definição de startup consiste em uma empresa ainda inicial e que traz uma ideia inovadora e, principalmente, com grande potencial para crescer ainda mais. Tais empresas podem atuar em qualquer segmento do mercado.
Um site na internet e uma ideia na cabeça
Geralmente, por serem empresas ainda de pequeno porte e que trazem alguma novidade para o dia a dia, é normal que as startups tenham relação muito forte com uma tecnologia que hoje em dia está cada vez presente em nosso dia a dia: a internet.
Por isso, não é mera coincidência o fato de que grande parte das startups atuam no mercado desenvolvendo aplicativos, softwares ou ideias voltadas para o universo digital.
Por outro lado, é por isso também que uma sapataria, por mais que esteja dando os passos iniciais no mercado, não entra na categoria de startup, pois o seu nicho de atuação não é inovador.
Diante disso, uma startup deve ter uma ideia que ainda não foi testada no mercado e que, por esse motivo, não há a certeza de que vai funcionar.
Sendo assim, uma empresa inovadora que já conquistou o seu espaço no mercado saiu da categoria de startup.
Quer dois exemplos de empresas que começaram engatinhando como startups e hoje são gigantes? Dou uma pista: você praticamente não vive sem elas. Pois é, o Google e o Facebook já foram startups.
Startup – Tenha uma para chamar de sua
Como você mesmo viu, para iniciar uma startup é necessário ter uma ideia que realmente seja uma novidade.
Pelo fato de que nem sempre as ideias surgem como mágica em nossa mente é interessante olhar com atenção para o cenário tecnológico em que vivemos.
Analise o que já foi feito, veja quais são as novidades, quais são as tendências. Há algo que pode ser melhorado por conta da tecnologia? O caso da sapataria tem como inovar?
A partir disso você já vai ter uma noção de qual será o primeiro passo para dar início a uma startup. Vamos ver abaixo algumas dicas para você iniciar a sua.
Use a internet
A maioria das ideias de startup surge dentro do universo da internet, afinal, é na web que buscamos produtos, entretenimento e até interagimos uns com os outros.
Por isso, depois de ter uma ideia para a sua startup, coloque-a em prática, divulgue-a e veja se ela tem potencial de crescimento.
Para a divulgação, não deixe de utilizar um site ou um blog, de preferência em WordPress. Blogs e sites são ferramentas importantes e se tornam ainda mais eficientes se você contar com um bom serviço de hospedagem de site.
Uma hospedagem WordPress é um elemento importante para o seu projeto, ela traz várias facilidades, como plugins pré-instalados, mais espaço em disco e fácil instalação.
Além disso, dependendo da empresa e do plano de hospedagem você vai poder contar com backups e protocolos de segurança.
Dependendo do tamanho e da complexidade do seu negócio, vale a pena pensar em algo mais robusto com uma hospedagem cloud, por exemplo.
Busque parceiros
Sabemos que é difícil gerenciar um empreendimento sozinho. Sendo assim, é interessante contar com, pelo menos, um sócio para iniciar o projeto.
No entanto, é importante também ter ao lado parceiros com a mesma mentalidade e os mesmos propósitos, pois o alinhamento de ideias faz com que os trabalhos fluam de forma otimizada.
Conforme o negócio for ganhando mais força, normalmente deverão ser chamados colaboradores para exercer funções específicas dentro desse time, tais como cuidar do departamento pessoal, do marketing e da área financeira.
Abrace a tecnologia
Para gerenciar o seu negócio da melhor forma, não dispense algumas ferramentas de gestão que podem auxiliar muito o seu trabalho. Uma dessas ferramentas é a Asana, que é intuitiva e, por meio dela, você gerencia as tarefas da sua equipe.
Essa tecnologia é útil para você e a sua equipe terem uma melhor organização no dia a dia. O Google também oferece diversas ferramentas colaborativas que também pode auxiliar nas tarefas gerais.
As incubadoras e as aceleradoras de startups
Se muitas startups hoje conseguem visualizar um horizonte de sucesso, isso ocorre com o auxílio de algumas empresas específicas. Algumas delas são chamadas de incubadoras, outras de aceleradoras.
As incubadoras apoiam empresas que ainda estão na fase de ter a ideia. Elas focam os seus esforços geralmente em iniciativas destinadas para a ciência e tecnologia e oferecem estrutura e conhecimento para a startup iniciar o seu projeto.
Já as aceleradoras apoiam empresas iniciantes que já estão em andamento e com uma ideia testada e aprovada pelo mercado.
Conclusão
Em um mundo de novidades rápidas, ter uma ideia e saber como colocá-la em prática é um caminho para quem é empreendedor. Além disso, vários serviços que hoje salvam o nosso dia a dia começaram assim, com uma boa ideia.
Por esse motivo é que desejamos que mais startups surjam por aí, trazendo facilidades e oportunidades de negócios que facilitem a vida de todas as pessoas.