Ainda existem pessoas que não pesquisam antes de adquirir esse capital através de uma prestadora de serviços. O que é algo extremamente perigoso, visto que há infratores na internet prontos a aplicar golpes.
Quanto a isso, é ideal que se faça uma pesquisa sobre a instituição financeira de interesse. No mercado, há ótimos exemplos de empresas que trabalham com transparência e que garantem ao consumidor total segurança na contratação de seus serviços.
A CashMe, que é uma fintech do Grupo Cyrela, é reconhecida como especialista na modalidade de empréstimo com imóvel de garantia. O famoso home equity, além de rápido, barato e com pagamento a longo prazo, tem as menores taxas de juros e traz inúmeras outras vantagens ao bolso do contratante.
Mas para que tudo fique bem entendido, pegue uma caneta e um papel e não deixe de anotar as nossas dicas! Antes de tudo, a melhor forma de fazer um empréstimo é pesquisando sobre ele e decidindo pelo mais adequado a sua busca e a sua personalidade. No mais, tudo pode se tornar um erro.
É visível que um empréstimo não é bom quando os juros são muito altos e não condizem com a realidade financeira da população brasileira. Mesmo que a tomada de capital seja de um valor alto, as taxas precisam ser condizentes com a renda per capita mais comum no Brasil e atender a quem realmente está precisando dessa quantia.
Vamos imaginar que em uma agência específica, você tenha que contratar um empréstimo no valor de R$50.000,00 para terminar a reforma de sua casa. Sabemos que, por ser um valor alto, muito provavelmente os juros talvez sejam um pouco elevados, mas nada abusivo. Se a empresa cobrar porcentagens acima de 5% já apresenta como não é muito bem apropriado.
Por isso, sempre faça um orçamento antes de tudo e decida pelos menores preços. Mesmo que você tenha que pagar naquela agência que oferece as taxas mais elevadas, isso não significa necessariamente que ela é melhor que outra, mas somente que está sendo mais exploradora que demais empresas do ramo.
2. Parcelamento pouco otimizado
Além dos juros excessivos é extremamente importante observar a possibilidade de parcelamento da quantia adquirida através do empréstimo. Mesmo que o valor seja baixo, a prestadora de serviço precisa disponibilizar o pagamento de maneira viável ao consumidor, sem fazer com que ele seja encurralado pelas poucas possibilidades de quitação do valor. Esse fator é realmente importante para aqueles que dependem da previdência privada.
A melhor forma de fazer um empréstimo está totalmente ligada às inúmeras possibilidades que as empresas precisam dar aos seus clientes. Sem essa variabilidade, consequentemente os consumidores são impelidos e deixam de adquirir aquele serviço – com razão, não é mesmo?!
Por isso, novamente destacamos que a realização de um orçamento ou simulação online é imprescindível, visto que ele elimina possíveis dores de cabeça com a falta de otimização do parcelamento, já que o cliente realmente verá como funciona o processo da prestadora de serviços.
Para encerrar deixamos o ponto mais importante por último – não que os outros não fossem, mas este precisa de atenção especial. De maneira alguma você deve contratar um serviço de uma prestadora que possui comentários negativos em excesso, além dos feedbacks mostrarem experiências ruins relatadas pelos consumidores.
É possível analisar esse aspecto através das redes sociais, pois as empresas são obrigadas a colocar a avaliação pública. Mas, caso você não ache isso suficiente, existe um site chamado “Reclame Aqui”, que trata de situações problemáticas que os clientes tiveram com a agência e mostra se a situação em questão foi resolvida ou não.
Portanto, a melhor forma de fazer um empréstimo está ligada ao cliente ser uma pessoa ativa, que busca sobre o local que está oferecendo esse serviço e se realmente é adequado e de credibilidade. Sem isso, muito provavelmente podem surgir problemas durante o processo e deixar o consumidor desacreditado quanto à tomada de capital.
Conclusão
Ao fim entendemos que a melhor forma de fazer um empréstimo não é apenas se deslocando até uma agência e realizando o processo de maneira descomplicada. Apesar de não ser um procedimento difícil de fazer, é extremamente necessário que o consumidor busque sobre a prestadora de serviços, além de estudar sobre o modelo de empréstimo em questão e sobre outras relações ligadas a isto.