Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
21°C 25°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Girão vê "escalada autoritária" de alguns ministros de tribunais superiores

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (28), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) reclamou da “escalada autoritária” por parte de alguns ministros d...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Senado
28/10/2021 às 19h15 Atualizada em 05/02/2023 às 14h54
Girão vê
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que o remédio para esta situação é admitir um dos vários pedidos de impeachment contra ministros de tribunais superiores, pendentes no Senado - Jefferson Rudy/Agência Senado

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (28), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) reclamou da “escalada autoritária” por parte de alguns ministros do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal, destacando, como exemplo, as ações do ministro Alexandre de Moraes no inquérito das fake news, em que “ele mesmo investiga, faz a denúncia, julga e condena.

O parlamentar disse que o remédio para esta situação é admitir um dos vários pedidos de impeachment  contra ministros de tribunais superiores, que estão pendentes no Senado. Ou então, “como Pôncio Pilatos, lavar as mãos, alimentando com isso uma verdadeira ditadura da toga".

Continua após a publicidade
Anúncio

Girão manifestou seu descontentamento com a decisão do TSE de cassar, por seis votos a um, o mandato dp deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), “o mais votado da história do Paraná”, pelo crime de disseminar notícias falsas a respeito das urnas eletrônicas.

— Na visão do voto dissidente do TSE, trata-se de uma pena abusiva por não haver provas suficientes sobre a interferência no resultado das eleições de 2018, afirmou.

Para Girão, há um número crescente de parlamentares atuando no estilo “pianinho”, com medo de serem enquadrados. “Parlamentar com receio de dar entrevistas, medindo palavras, como se estivessem monitorados por uma espécie de pré-censura.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.