Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
21°C 25°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Audiência discute abertura da economia brasileira para o comércio internacional

Divulgação/Agência de Notícias do Paraná Mercadorias armazenadas para exportação e importação A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria,...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
05/11/2021 às 09h15 Atualizada em 02/02/2023 às 23h08
Audiência discute abertura da economia brasileira para o comércio internacional
Mercadorias armazenadas para exportação e importação - (Foto: Divulgação/Agência de Notícias do Paraná)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados discute na próxima quarta-feira (10) a abertura da economia brasileira para o comércio internacional.

O debate foi sugerido pelos deputados Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Marco Bertaiolli (PSD-SP).

Continua após a publicidade
Anúncio

"A economia brasileira é considerada uma das mais fechadas do mundo. Pesquisa recente do Banco Mundial, envolvendo 188 nações de todo o mundo, mostrou que nossa economia só é mais aberta ao exterior que Nigéria e Sudão", afirma Alencar Filho. Segundo ele, medindo o “grau de abertura” pela métrica mais consagrada (soma das exportações e importações de bens e serviços dividido pelo PIB), em 2017, o percentual brasileiro foi de 22%, enquanto a média mundial foi de 45%.

O deputado ressalta que, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1948 o Brasil detinha 2% das exportações mundiais, mais que China (0,90%) e México (0,80%). "Em 2017, o Brasil encolheu sua fatia para 1,30%, enquanto China foi para 13,20% e México 2,40%", compara.

Alencar Filho afirma ainda que "a razão principal dessa letargia se deve a políticas públicas inadequadas, marcadamente protecionistas".

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com a comissão, entre outros, os economistas Armando Castelar Pinheiro e Jorge Arbache, e o assessor técnico do Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e de Investimentos (IBCI) Celso Henrique Cadete de Figueiredo.

A reunião será realizada às 16 horas, no plenário 5. O debate será interativo e os interessados podem enviar perguntas, críticas e sugestões ao participantes por meio do portal e-Democracia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.