Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
21°C 28°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Reguffe defende derrubada de veto ao projeto de tratamento residencial de câncer

Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador Reguffe (Podemos-DF) defendeu a derrubada do veto integral da presidência da República ao PL 6....

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Senado
23/11/2021 às 20h30 Atualizada em 10/02/2023 às 10h19
Reguffe defende derrubada de veto ao projeto de tratamento residencial de câncer
Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador Reguffe (Podemos-DF) defendeu a derrubada do veto integral da presidência da República ao PL 6.330/2019, em sessão do Congresso Nacional marcada para a próxima semana.

Esse projeto, conforme explicou Reguffe, obriga as operadoras de planos de saúde a ofertar aos pacientes com câncer o tratamento residencial, por meio da quimioterapia oral, desde que o medicamento utilizado esteja registrado no órgão federal de vigilância sanitária, com uso terapêutico aprovado para esta finalidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na opinião do senador, o veto não se justifica, porque o projeto não gera aumento de despesa pública. Ele acrescentou que a proposta garante um tratamento mais barato e, para o paciente, um procedimento mais confortável, já que ficará em casa, sem a necessidade de internação e sem correr os possíveis riscos de uma contaminação hospitalar.

— Só que os planos se utilizam desse limbo jurídico para ganhar dinheiro em cima de uma doença grave. As pessoas passam a vida inteira contribuindo para um plano de saúde e, quando precisam, o plano não arca com o tratamento, lamentou.

Reguffe lembrou que o projeto recebeu o apoio de diversos oncologistas em todo o país e de instituições em defesa dos pacientes com câncer, como os Institutos Vencer o Câncer e Oncoguia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.