Sexta, 20 de Fevereiro de 2026
20°C 30°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Comissão debate questões relacionadas a homicídios em série

Depositphotos Polícia americana deu o nome de homicida ativo a autores de atentados A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promo...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
06/12/2021 às 09h30 Atualizada em 10/02/2023 às 04h40
Comissão debate questões relacionadas a homicídios em série
Polícia americana deu o nome de homicida ativo a autores de atentados - (Foto: Depositphotos)

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (7) para debater questões relacionadas ao crime de homicídio ativo. O debate atende a requerimento do deputado Antônio Furtado (PSL-RJ).

O deputado explica que o homicida ativo, segundo o departamento federal de investigação norte americano (FBI - Federal Bureau of Investigation), consiste em “um ou mais indivíduos ativamente engajados em matar ou tentar matar pessoas em uma área povoada".

Continua após a publicidade
Anúncio

"A proliferação de atentados de homicidas ativos em todo o mundo colocou em alerta as instituições policiais e de Defesa Nacional. Até mesmo o Brasil, que tradicionalmente participava mais como espectador que como vítima, passou a ser alvo", destaca o parlamentar.

Ele cita os massacres de Suzano (SP), onde dois ex-alunos invadiram a Escola Estadual Professor Raul Brasil e mataram sete pessoas, e o de Realengo (RJ), em que o atirador Wellington Menezes de Oliveira invadiu a escola armado com dois revólveres e começou a disparar contra os alunos presentes, matando 12 deles.

Na avaliação de Antônio Furtado, o Brasil ainda carece de legislação, protocolos (policiais e civis) e informações diversas sobre homicídio ativo, por isso é importante que o colegiado promova o debate.

Convidados:
- o delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Evandro Luiz dos Santos;
- o coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Core/PCRJ), Fabricio Oliveira;
- o agente da Polícia Civil do Distrito Federal Felipe Teixeira Gabriel;
- o agente da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, Guilherme Rodrigues de Sousa;
- o presidente da Associação Nacional de Guardas Municipais do Brasil, Reinaldo Monteiro da Silva;
- o vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, Fábio Daniel Lordello.

A reunião será realizada às 16 horas, no plenário 14

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.