Sexta, 20 de Fevereiro de 2026
20°C 30°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

CCJ aprova projeto que determina limpeza periódica de areia de parques infantis

Billy Boss/Câmara dos Deputados Paula Belmonte: texto inclui higienização de quadras de areia para prática de esportes A Comissão de Constituição...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
09/12/2021 às 14h45 Atualizada em 06/02/2023 às 22h13
CCJ aprova projeto que determina limpeza periódica de areia de parques infantis
Paula Belmonte: texto inclui higienização de quadras de areia para prática de esportes - (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna obrigatória a higienização periódica das áreas de prática desportiva e de recreação infantil que utilizam materiais como areia e argila. A medida visa combater bactérias e parasitas em geral e alcança espaços públicos e privados.

O texto, que tramita em caráter conclusivo, seguirá direto para análise do Senado, exceto se houver recurso para que passe antes pelo Plenário da Câmara.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Projeto de Lei 11039/18, do deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO),    foi aprovado na forma do substitutivo adotado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. O substitutivo incluiu a higienização das áreas de prática desportiva, não prevista no texto original.

Segundo o autor, a areia de parques infantis é veículo de transmissão de doenças como micoses, verminoses e toxoplasmose. Sem limpeza, diz ele na justificativa que acompanha o projeto, aumenta o perigo de contaminação, “devido a fezes e urinas de cães, gatos, ratos, morcegos, pássaros e até de humanos”.

A relatora, deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da matéria.

Subcomissão
A aprovação da proposta foi recomendada pela subcomissão da CCJ que estudou, entre outubro e novembro deste ano, possíveis contribuições legislativas à área dos direitos e da proteção das crianças e dos adolescentes.

O texto remete a regulamentação da matéria para o Poder Executivo responsável pelas áreas (União, estados, Distrito Federal e municípios). Assim, questões como tempo ideal de desinfecção e produtos a serem usados no tratamento deverão ser definidas em decretos.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.