Quinta, 19 de Fevereiro de 2026
21°C 30°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

CCJ aprova projeto que cria regime escolar especial para alunos enfermos e mães lactantes

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados Paula Belmonte recomendou a aprovação da proposta A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
16/12/2021 às 10h00 Atualizada em 07/02/2023 às 23h35
CCJ aprova projeto que cria regime escolar especial para alunos enfermos e mães lactantes
Paula Belmonte recomendou a aprovação da proposta - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece regime escolar especial, nos ensinos básico e superior, para o atendimento de alunos em tratamento de saúde, mães lactantes e pais e mães estudantes cujos filhos tenham até 3 anos de idade.

Por recomendação da relatora, deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), o Projeto de Lei 5982/16, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), foi aprovado na forma do do substitutivo adotado anteriormente pela Comissão de Educação.

Continua após a publicidade
Anúncio

O projeto tramita em caráter conclusivo, o que significa que poderá seguir para a análise do Senado, a não ser que haja recurso para a votação pelo Plenário da Câmara.

Regras
Pela proposta aprovada, o regime especial incluirá a possibilidade de criação de classes hospitalares e atendimento em ambiente domiciliar enquanto durar o tratamento de saúde, o período de lactância ou a atenção à criança de até 3 anos, garantida a avaliação escolar, com as adaptações pedagógicas pertinentes.

O acesso ao regime especial fica condicionado à apresentação de documentos comprobatórios e à comprovação de que a inclusão no regime especial é condição necessária para garantir a continuidade das atividades escolares, nos termos do disposto em regulamento.

O texto inclui as novas regras na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.