Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
19°C 24°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Relatora defende devolução integral de créditos de energia ao consumidor; acompanhe

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Joice Hasselmann, relatora do projeto A relatora da proposta que prevê reembolso na conta de luz em razão de tr...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
07/06/2022 às 17h00 Atualizada em 10/02/2023 às 17h35
Relatora defende devolução integral de créditos de energia ao consumidor; acompanhe
Joice Hasselmann, relatora do projeto - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

A relatora da proposta que prevê reembolso na conta de luz em razão de tributo indevido, deputada Joice Hasselman (PSDB-SP), apresentou parecer em que defende a devolução integral de créditos de energia para o consumidor. "A lei disciplina a devolução do dinheiro para o consumidor, para que não aconteça como a concessionária quer", afirmou. "Este crédito não pertence às distribuidoras. Pertence ao consumidor."

Os créditos tributários, de quase R$ 58 bilhões, têm como base decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou ilegal a cobrança de PIS/Cofins sobre o ICMS na tarifa de energia. "Apesar de o consumidor ter pago esse imposto, o crédito tributário favoreceu as distribuidoras, que ingressaram com a ação", observou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Joice Hasselman prevê que o crédito será utilizado, nos próximos cinco anos, para conter as altas de preços de energia. Ela espera que o projeto ajude os consumidores a economizar na conta de luz. "Estamos vivendo tempos sombrios na economia brasileira, com gás de cozinha nas alturas, inflação no supermercado muito acima da média, as pessoas com dificuldade de abastecer seus carros", comentou.

A relatora recomendou a aprovação do Projeto de Lei 1280/22, que trata do tema e tramita em conjunto com o PL 1143/21. Ambas as propostas são do Senado.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.