Com a chegada de um novo ano muita gente já se prepara para trocar de carro com o intuito de fugir do IPVA. Falaremos um pouco neste artigo se vale a pena trocar de carro no começo do ano para não pagar IPVA.
O aumento da venda de carros nos últimos meses fez o segmento voltar a dar uma aquecida. Só em agosto deste ano, foram comercializados mais de 194 mil automóveis, significando um aumento de mais de 14% quando comparamos com julho, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Mas, se você está na dúvida se já aproveita o começo do ano para trocar de carro, veja os prós e os contras quando o assunto é não pagar o IPVA.
Este imposto é muito falado por todas as pessoas que possuem carro, principalmente, no começo do ano, não é mesmo? Então, antes de saber se vale ou não trocar o carro para não pagar o IPVA, vamos saber mais sobre esta taxa.
O cálculo do Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA) é realizado de acordo com o valor venal do carro, então o valor da tabela do IPVA pode mudar conforme o estado e também devido a alguma mudança de lei.
A porcentagem cobrada em cima do valor depende de cada estado. Em São Paulo e no Rio de Janeiro o cálculo é de 4%, por exemplo. Se o seu carro for do Espírito Santo, a porcentagem cai para 1%.
Principalmente, por ser uma época em que as pessoas têm muitas contas para pagar que passam pela cabeça a alternativa de trocar de carro para se isentar desse imposto. Mas será que vale a pena?
Pensando na forma de cálculo que mostramos acima, se o veículo que você escolher for mais caro que o seu, você pagará um valor maior de IPVA e, se esta for a opção, não vale a pena.
Por conta da troca de modelos e oportunidade de iniciar o ano com o estoque não tão cheio, muitas montadoras e lojas de veículos fazem a promoção do IPVA Zero para atrair mais clientes. Esta pode ser uma boa oportunidade de economizar.
Esta prática acontece bastante com veículos 0Km. Aí é necessária uma avaliação, já que você se isentará do IPVA, mas comprará um carro que tem a tendência de desvalorizar mais rápido nos primeiros anos de utilização. Ou seja, você economizar no IPVA, mas talvez perder um dinheiro na desvalorização que não será recompensado.
Outro ponto que precisa levar em consideração, é que, se você vai trocar o seu carro no meu da apólice do seguro precisa ficar atento em alguns detalhes:
Caso você opte pela troca, será necessário entrar em contato com o seu corretor de seguros para ter mais informações e realizar todos os procedimentos necessários para que você já saia da concessionária com o carro protegido.
Além disso, precisa pensar que, ao trocar de carro, não é só o IPVA que deve ser pago. Existem também outras taxas que muitas vezes não estão incluídas. São elas:
Por isso, para que você não tenha prejuízo é necessário fazer uma avaliação com calma para ver se realmente a ideia é vantajosa.