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OAB-MT realiza audiência pública acerca da BR-163

A audiência da OAB-MT, que encerrará com um relatório final, será preparatória para uma outra, a ser realizada pelo Ministério da Infraestrutura e Agência Nacional de Transportes Terrestres

Redação
Por: Redação Fonte: Por: Keka Werneck | Assessoria
05/07/2021 às 21h09 Atualizada em 10/02/2023 às 18h34
OAB-MT realiza audiência pública acerca da BR-163

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realizará no dia 16 de julho, das 14h às 17h, audiência pública acerca da BR-163, para ouvir autoridades e a população.

O evento será uma importante oportunidade de avaliação do processo de revisão da concessão da rodovia, a partir da celebração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que a Concessionária Rota do Oeste S/A (CRO) deve assinar com o Governo Federal, até o final de agosto.

Com o TAC, a concessionária se compromete a corrigir  inadimplemento contratual e, junto a novo acionista, conduzir obras, que estavam estagnadas desde 2016.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, já confirmou presença.

Autoridades, representantes de entidades e instituições convidados serão recebidos, presencialmente, tanto na sede da Seccional, na Capital, quanto nas subseções de Sinop, Sorriso, Lucas e Nova Mutum – cidades cortadas pela rodovia em questão.

Os demais participantes poderão acompanhar o debate via internet. O evento será inclusive interativo, com espaço para perguntas e reflexões sobre as questões relativas à atuação da CRO, à rescisão contratual e ao TAC, mediante inscrição prévia.

Portaria será expedida com todas as informações, explicando a dinâmica do evento.

Este formato atende às regras restritivas da pandemia de covid-19, para evitar aglomerações.

A audiência da OAB-MT, que encerrará com um relatório final, será preparatória para uma outra, a ser realizada pelo Ministério da Infraestrutura e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de forma online, dia 19 de julho, das 15h às 17h (horário de Brasília).

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, ressalta que a Ordem, mais uma vez, na qualidade de porta-voz da sociedade dá um passo importantíssimo na defesa de direitos. “A situação da BR-163 é um problema que aflige o Estado todo, independente de em qual região o cidadão reside ou labora, porque esta rodovia é uma veia que corta Mato Grosso de ponta a ponta”.

Segundo ele, a concessão da BR-163 à Rota do Oeste é fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado, mas acima de tudo é preciso que os termos do contrato de concessão sejam cumpridos.

Segurança e melhor escoamento da safra
Nesta questão da BR-163, a OAB-MT defende dois pilares fundamentais. Primeiro, a preservação do direito à vida, à segurança daqueles que trafegam na rodovia, em que ainda ocorrem muitos acidentes fatais. Segundo, Mato Grosso, sendo o Estado do agronegócio, tem na 163 a principal via de escoamento da produção.

“Por esses motivos principalmente temos que cobrar da empresa concessionária sua responsabilidade e essas audiências visam dar ciência à população dos termos da nova proposta do Termo de Ajuste de Conduta prestes a ser firmado entre a Rota do Oeste e a ANTT”, reforça o presidente da Ordem, Leonardo Campos.

Ele destaca a importância de ouvir a população antes de sacramentar o TAC, porque podem surgir daí grandes contribuições para melhorar e aprimorar o acordo extrajudicial.

OAB-MT à frente
Capitaneando essa bandeira da sociedade mato-grossense, a OAB já mereceu, por sua atuação, uma moção de congratulação concedida pela Assembleia Legislativa, que também agraciou os membros da Comissão Especial da BR-163 com uma moção de aplausos.

A homenagem se deve essencialmente ao relatório elaborado pela comissão sobre a situação da rodovia, que norteou toda a busca por solução do problema.

“Um trabalho primoroso de conselheiros e presidentes de todas as subseções do eixo da BR-163. Eles, como usuários principais da rodovia, porque trafegam nela semanalmente, nos auxiliaram e muito conduzindo, pela OAB, toda a discussão que envolve o TAC”, parabeniza Leonardo Campos.

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