
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai entregar, a partir do dia 07 fevereiro de 2022, kits escolares, contendo uniforme e material escolar, aos 392 mil alunos matriculados nas 727 unidades escolares da rede estadual de ensino.
vão receber, , kits escolares, contendo uniforme e material escolar.
Cerca de 392 mil alunos das 727 unidades escolares da rede estadual de ensino vão receber a partir do dia 07 fevereiro de 2022, um kits escolar individual contendo 20 itens, sendo 2 camisetas, 2 bermudas, 1 calça, 1 casaco, 1 par de tênis e 1 mochila. O kit com material escolar será entregue separado e contém caderno, lápis de cor, lápis comum. Cada etapa do ensino será diferenciado e terá materiais conforme a necessidade dos estudantes.
Nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, o kit contém caderno de desenho e brochurão. No ensino médio, os estudantes receberão caderno universitário de 10 matérias. Haverá também um kit diferenciado para os alunos da educação especial.
Conforme destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o kit escolar básico será ofertado pela Seduc para o próximo ano letivo e conta com o aval do governador Mauro Mendes, que tem anunciado em fazer do próximo ano letivo um dos melhores da história de Mato Grosso. Somente em relação aos materiais escolares – exceto uniforme, tênis e mochila – a Seduc investiu cerca de R$ 19,5 milhões.
“Essa é uma novidade que, a partir de 2022, vai acontecer em rede estadual de ensino que é a entrega de kits escolares para todos os nossos estudantes, seja ele dos anos iniciais ou final do ensino fundamental, assim como do ensino médio ou educação especial, todos vão receber o kit escolar”, assegura.
De acordo com o secretário, muitas escolas são procuradas para ajudar os alunos na compra de lápis, cadernos, canetas, mas elas não têm condições de atender a todos na compra de materiais básicos. “A partir do próximo ano letivo, isso não será mais necessário, pois todos os materiais serão doados pela Seduc neste kit básico”, destaca o secretário.
Para a diretora Márcia Proença, a entrega de todo o kit para os estudantes vai contribuir diretamente na aprendizagem, pois muitos alunos não têm uniforme e tampouco material pedagógico. “Esse incentivo do governo vai ajudar e muito nossos estudantes”, garante a gestora.
O mesmo entendimento tem a também a gestora Valéria Lopes Guimarães, pois acredita que o kit escolar veio para fortalecer o aprendizado dos alunos que precisam de um complemento nos materiais escolares. “As escolas precisam de uma certa segurança, pois todos os alunos estando uniformizados teremos uma visualização de quem pertence à comunidade escolar. Sendo assim, fica fácil saber se tem alguém entrando indevidamente na escola”, assinala.
A diretora Cleonice Maria Robeto pensa da mesma forma, pois trata-se de uma iniciativa de quem conhece a realidade social e econômica de nossos alunos. “É uma iniciativa louvável, pois quando o secretário Alan Porto fala que muitas crianças chegam descalços nas escolas, é uma situação real. A atual política educacional vem ao encontro de alavancar a qualidade de ensino. Educação é tudo. Quem pensou nessa estratégica de ofertar o kit, está de parabéns”, salienta.
Confira os itens de cada kit
Ensino fundamental – do 1º ao 5º ano
Lápis de cor, lápis comum, apontador, borracha, cola, tesoura, giz de cera, estojo pincel e tinta guache, caderno de desenho e caderno brochura.
Ensino fundamental – do 6º ao 9º ano
Régua, esquadro de 45 e 60 graus, transferidor, lápis de cor, lápis comum, apontador, borracha, cola, caneta azul, preta, vermelha e estojo.
Ensino médio
Régua, esquadro, transferido de 45 e 60 graus, lápis comum, apontador, borracha, cola, caneta azul, preta e vermelha, além de estojo e caderno universitário 10 matérias.
Educação Especial
Lápis jumbo, apontador, borracha, cola, tesoura, gizão de cera, caderno de desenho, brochurão, barbante e pasta com elástico.