Terça, 16 de Dezembro de 2025
21°C 26°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Procon Estadual notifica Uber por transtornos causados aos consumidores

Empresa tem 10 dias após o recebimento da notificação para repassar informações; caso sejam constatadas irregularidades poderá sobre sanções

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
07/02/2022 às 09h00 Atualizada em 09/02/2023 às 04h08
Procon Estadual notifica Uber por transtornos causados aos consumidores
- Foto por: Da Assessoria

O Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), notificou o aplicativo de transporte Uber a prestar informações sobre os serviços disponibilizados aos consumidores de Mato Grosso. 

A notificação foi motivada por notícias veiculadas na mídia regional, nacional e nas redes sociais relatando transtornos experimentados por consumidores na utilização dos serviços desse tipo de aplicativo, como cancelamento e demora para o embarque nas viagens. 

De acordo com o coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo, entre outros dados, a empresa precisará informar a relação atualizada dos municípios de Mato Grosso que disponibilizam o serviço de Uber aos consumidores e a quantidade de motoristas cadastrados e ativos na plataforma, por município. 

Também deverá encaminhar dados sobre o valor médio cobrado por categoria nos últimos 12 meses e o tempo médio de espera do consumidor para o embarque, por município e categoria. Bem como informar os critérios para cancelamento de viagem - por motoristas e pelos consumidores - e as penalidades aplicadas em caso de cancelamento. 

“O Procon solicitou, ainda, que o Uber apresente justificativas para o aumento no número de cancelamentos de viagens realizados pelos motoristas cadastrados nos aplicativos, após a solicitação do consumidor, e também para as reclamações relatadas pelos consumidores. O Governo do Estado, por meio do Procon, continua atuando para garantir o direito do consumidor”, informa o secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo Taques. 

A notificação foi encaminhada para a sede da Uber do Brasil, localizada em São Paulo, e para o escritório da empresa em Mato Grosso, situado na Capital. O prazo para o envio das informações é de 10 dias após o recebimento da notificação. Caso sejam constatadas irregularidades, a empresa poderá sobre sanções, conforme determina o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT
21°
Tempo nublado
Mín. 21° Máx. 26°
22° Sensação
1.13 km/h Vento
97% Umidade
100% (19.57mm) Chance chuva
06h13 Nascer do sol
19h06 Pôr do sol
Quarta
28° 22°
Quinta
23° 22°
Sexta
25° 21°
Sábado
23° 20°
Domingo
24° 20°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,42 +0,05%
Euro
R$ 6,37 +0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 495,111,21 +0,23%
Ibovespa
162,481,73 pts 1.07%
Publicidade
Publicidade
Publicidade